segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ETA declara cessar-fogo permanente, geral e verificável

A ETA declara um cessar-fogo permanente, geral e verificável, como «compromisso firme» com um processo de solução definitivo e o final do confronto armado.


Declaração: eus - cas - ing

Declaração traduzida por Le Journal du Pays Basque: fra

Vídeo: eus - cas

Editorial: «Aproveitar o "momento"»

A ETA deu a conhecer, através de um novo comunicado, a sua decisão de declarar um cessar-fogo «permanente» e de carácter «geral», verificável internacionalmente, como «compromisso firme» com um processo de solução definitivo e com o fim «do confronto armado».

Na sua declaração, redigida em três línguas (euskara, castelhano e inglês) e gravada em vídeo nas duas primeiras, a organização armada faz alusão à Declaração de Bruxelas e ao Acordo de Gernika, com os quais coincide na necessidade de apresentar uma solução «justa e democrática» para o conflito. Em seu entender, a resolução resultará de um processo democrático que tenha como instrumentos o diálogo e a negociação, e cujo norte seja a vontade popular.

Após anunciar o cessar-fogo permanente, a ETA pede que se aja com responsabilidade histórica, ao mesmo tempo que pede às autoridades espanholas e francesas que desactivem todas as medidas repressivas e ponham de parte de uma vez por todas a negação de Euskal Herria.

A nova declaração da ETA ocorre depois de rumores insistentes e especulações sobre um comunicado iminente da organização armada. No seu conteúdo, a ETA retira dúvidas sobre o alcance e a estabilidade do cessar-fogo, ao qualificá-lo como «geral», e indo mais além do que é solicitado pela declaração de Bruxelas e o Acordo de Gernika, pois utiliza a expressão «compromisso firme» em vez da de «mostra de vontade», que lhe era pedida relativamente ao final do caminho empreendido.
Fonte: Gara
-
-
«Já só resta a violência do Estado», comentário de Iñaki IRIONDO
-
-
«Declaração da Esquerda Abertzale à sociedade basca»

Vídeo da avaliação feita pelo Eusko Alkartasuna

«O LAB destaca o "grande significado" do compromisso da ETA»

Reacções da Alternatiba e do Movimento pró-Amnistia

Vídeo: Análise da declaração da ETA pelo director do Gara, Iñaki Soto

Brian Currin: «A ETA respondeu favoravelmente ao pedido que lhe foi feito»
O facilitador sul-africano Brian Currin considera que a ETA «respondeu favoravelmente ao pedido que lhe foi feito» e salientou o facto de o «ter tornado público um comunicado unilateral».

«O Friensdhip congratula-se com a declaração e insta Madrid a responder de forma positiva»
O grupo de apoio a um processo de paz criado no Parlamento Europeu saudou a declaração da ETA e instou o Governo espanhol a responder de forma positiva e a comprometer-se com a resolução do conflito.

«Gerry Adams pede ao Governo espanhol que "aproveite a oportunidade"»
O presidente do Sinn Féin, Gerry Adams, pediu ao Governo espanhol que aproveite «a oportunidade para uma paz duradoura».

Reacção de Urkullu, do PNV

«Mais reacções: ministro Rubalcaba, Patxi López, PSOE e PP»

«Amplo eco da declaração na imprensa internacional»
-
-
Entretanto, tanto a Sare Antifaxista como o Kaos en la Red avançam com a notícia:
«Espanha já está a responder à proposta de paz da ETA: a Procuradoria manda investigar os convocantes da manifestação de sábado»
A Procuradoria espanhola pede que sejam chamados a depor os membros da iniciativa «Egin Dezagun Urratsa» porque durante a manifestação em defesa dos presos, que decorreu no sábado passado em Bilbau, poderá ter havido enaltecimento do terrorismo.
A Procuradoria pede que sejam solicitadas às cadeias de TV e à imprensa em geral que cubriram o acto as imagens que gravaram, e que as Forças de Segurança elaborem «relatórios exaustivos sobre a convocatória e o desenvolvimento» da marcha, nos quais sejam referidos com detalhe «os incidentes ocorridos, os delitos que possam ter sido cometidos, as fotos dos membros da ETA que foram exibidas, as palavras de ordem proferidas e a identificação dos seus autores em cada caso».