terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Hatortxurock foi, mais uma vez, um enorme êxito


O Hatortxu, que já se tornou um festival de rock tradicional pelos presos políticos bascos, realizou-se este fim-de-semana na localidade de Zizur Nagusia, em Nafarroa, com um tremendo êxito de participação e afluência. Foram três dias intensos, nos quais quem ali se deslocou pôde desfrutar dos espectáculos e, ao mesmo tempo, reivindicar o regresso a casa do colectivo de presas e presos bascos.
O facto de ter coincidido com a tremenda manifestação de Bilbo não fez diminuir a assistência, tendo ali estado milhares de jovens. Na verdade, até pela natureza solidária do festival, podemos afirmar que os milhares de jovens que foram até Zizur se devem somar aos mais de 70 000 abertzales e verdadeiros democratas que percorreram as ruas de Bilbo na reivindicação pelos direitos das presas e dos presos.

Amaiur, Vendetta, Kaotiko, Berri Txarrak, Gatibu e Governers fizeram vibrar o povo de Nafarroa e de toda Euskal Herria, numa mistura explosiva de rock com reivindicação.
Euskal Herria alegre e combativa, o lema que muitos de nós vivemos na primeira pessoa há mais de 20 anos, com os míticos Kortatu, Hertzainak e outros, revive-se ano após ano no Hatortxu Rock.
Que esta Euskal Herria alegre e combativa continue assim por muito tempo, aquela que desejamos, mas com os presos em casa.
Fonte: boltxe.info (com mais fotos)