sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A jornada de greve constituiu um «êxito», afirma a maioria sindical

ELA, LAB, STEE-EILAS, EHNE e Hiru mostraram-se satisfeitos pela «ampla» adesão à greve geral em Hego Euskal Herria (País Basco Sul), com uma adesão «muito forte» no sector industrial. Os convocantes destacaram as grandes manifestações que tiveram lugar ao meio-dia nas quatro capitais.

«Dados da adesão à greve» (Gara)

Fotos da jornada de luta (Gara)

Fotos da jornada de luta (Ekinklik)

Fotos da jornada de luta: manifestações e cargas policiais (Gara)

«Piquetes informativos e mobilizações junto aos locais de trabalho» (Gara)

Representantes dos sindicatos ELA, LAB, STEE-EILAS, EHNE e Hiru fizeram ontem à tarde, em Bilbo, uma avaliação da adesão à greve geral por eles convocada e apresentaram dados concretos sobre o seu desenvolvimento.

Patxi Agirrezabala (ELA), Sonia González (LAB), Iñaki Lazarobaster (EHNE), Josu Salbidea (STEE-EILAS) e Patxi Agirre (Hiru) salientaram que, com os dados que possuem, a greve foi «importante» em Gipuzkoa, Bizkaia e Araba, e «significativa» em Nafarroa.

Louvaram a resposta «exemplar» dos trabalhadores e afirmaram que a classe trabalhadora basca está disposta a «responder aos ataques dos interesses económicos e patronais».

Nesse sentido, ressaltaram que a resposta «maioritária» nas empresas e nas ruas demonstra o «fracasso do chamado diálogo social, que serve apenas para dar cobertura às políticas do Governo, seguindo as traçadas pela banca e o poder económico».

«Na Europa nenhum país dá cobertura a este tipo de políticas regressivas», acrescentaram.

As centrais convocantes felicitaram os trabalhadores pela resposta «contundente» que deram, apesar dos «ataques contra o direito à greve» de que foram alvo, nomeadamente através da «beligerância» das diversas polícias.
Fonte: Gara
-
«A maioria social posiciona-se contra os cortes nas pensões» (Gara)

Primeiras horas da Greve Geral (Gara)


Greve Geral. Incidentes em Bilbau


Violência policial em Gasteiz


«Reformados e pensionistas também vêm para a rua» (Gara)

«A Ertzaintza carrega em Gasteiz e detém uma pessoa» (Gara)
A Ertzaintza carregou várias vezes contra as milhares de pessoas que se manifestaram ao meio-dia em Gasteiz, tendo ferido várias delas, além de proceder a uma detenção. As cargas repetiram-se em muitas outras localidades, assim como as identificações e as imputações.
«Êxito total da Greve Geral em Hego Euskal Herria contra o corte nas pensões convocada pela maioria sindical basca» (kaosenlared.net; com diversos vídeos)
ELA, LAB, Stee-Eilas, EHNE e Hiru. A paralisação foi quase total no Norte de Nafarroa e Iruñea [Pamplona], onde milhares de pessoas se manifestaram. Tal como no resto de Euskal Herria!

«Greba Euskal Herrian» (SareAntifaxista; com informação detalhada, fotos e vídeos)
«Euskal Herria responde às reformas com a Greve Geral» (boltxe.info; muita informação e fotos)

«Avaliação da Greve Geral de 27 de Janeiro pela CGT-Nafarroa» (kaosenlared.net)
Avaliação e crónica da jornada de luta por parte da CGT

«Greba orokorra Lizarran / Huelga general en Estella» (kaosenlared.net)
Em Lizarra (Nafarroa), centenas de pessoas secundaram a convocatória de greve geral em Euskal Herria. Que coincide com a greve noutros territórios do Estado espanhol.
«A greve geral na Galiza, no País Basco e na Catalunha põe em evidência as CC.OO e a UGT» (insurgente.org)