segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Recepção calorosa a Haimar Arozena em Zarautz

O preso político zarauztarra Haimar Arozena foi detido pela Polícia francesa no dia 2 de Fevereiro de 2007 e encarcerado em seguida. Foi julgado e condenado a uma pena de cinco anos de prisão. Marcaram-lhe a data de saída para 5 de Janeiro deste ano e no dia 24 de Dezembro, tendo em conta os riscos decorrentes da sua posterior extradição para o Estado espanhol e reivindicando o direito a viver em liberdade em Euskal Herria, Haimar iniciou uma greve de fome.
Saiu da prisão na quarta-feira passada, foi expulso do Estado francês, mas no final ficou em liberdade sem mais complicações.
Durante o período de detenção, o Haimar esteve na prisão de Fleury, a centenas de quilómetros de casa.
Fonte: askatu.org

Desconhecidos atacam e destroem a sepultura de Jose Luis Geresta
Desconhecidos atacaram, em Dezembro, o túmulo do militante da ETA Jose Luis Geresta, Ttotto, em Zizurkil (Gipuzkoa).
O ataque, segundo informa o Movimento pró-Amnistia no seu site, ocorreu na terceira semana de Dezembro, tendo os desconhecidos partido os vidros da sepultura e retirado uma escultura ali colocada em memória de Geresta, militante da ETA que morreu em 1999 em circunstâncias estranhas, que a esquerda abertzale situou no contexto da «guerra suja».
O movimento anti-repressivo lembrou que este não foi o único ataque perpetrado contra esta sepultura, já que há quatro anos também sofreu danos. No entender da família de Geresta, estes ataques não fazem mais que confirmar que o militante da ETA foi «assassinado».
Fonte: Gara