sábado, 8 de janeiro de 2011

A esquerda abertzale mostra o documento rejeitado pelo Aralar e pede-lhe que explique por que é «inaceitável»


A esquerda abertzale reafirmou a «firme vontade» de alcançar um acordo eleitoral entre «todo o espaço de esquerda e abertzale» e pediu ao Aralar que «volte à senda da unidade de acção» para se conseguir a mudança em Nafarroa. Hoje apresentou o documento que levou o Aralar a refutar o acordo com a esquerda abertzale e a vetar a sua integração no NaBai.

Documento da esquerda abertzale que o Aralar considera «inaceitável»

Agiria euskaraz

A esquerda abertzale espera que o Aralar «se aperceba do tremendo erro político que está a cometer» com a decisão tomada pela sua Direcção de rejeitar um acordo em Nafarroa e vetar a integração da esquerda abertzale no NaBai, e pediu-lhe que reflicta e «reconsidere» para voltar «à senda da unidade de acção entre abertzales de esquerda» para se conseguir a mudança no herrialde.

Na conferência de imprensa que hoje deram em Iruñea, Txelui Moreno e Gorka Mayo reiteraram «a firme vontade» da esquerda abertzale de alcançar um acordo eleitoral entre «todo o espaço de esquerda e abertzale» e mostraram-se «convencidos» de que esse acordo «vai existir» nas próximas eleições.

Disseram que o Aralar e a esquerda abertzale se reuniram quatro vezes em Dezembro a pedido do Aralar para explorar a possibilidade de alcançar um acordo eleitoral e que nos encontros foram trocados três documentos: Nafarroa XXI, com os princípios programáticos da esquerda abertzale; um outro texto sobre três questões do Aralar e um terceiro com os contributos da esquerda abertzale para esse texto.

As reuniões, segundo Moreno e Mayo, deram origem a um documento elaborado pela esquerda abertzale que tentava incluir as contribuições de ambas as partes e que foi entregue ao Aralar a 30 de Dezembro para que a sua Direcção o analisasse.

Poucos dias depois, teve lugar a conferência do Aralar em que anunciava que dava por finda a fase de contactos e que não iria apoiar a integração da esquerda abertzale no NaBai.
VER: Gara

Ver também: ezkerabertzalea.info