segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A esquerda abertzale, o EA e a Alternatiba vão trabalhar em conjunto pela soberania

A esquerda abertzale, o EA e a Alternatiba firmaram em Gasteiz o acordo «Euskal Herria ezkerretik» para trabalhar conjuntamente pela soberania a partir de uma perspectiva de esquerda e com o propósito de alcançarem a mudança política e social.

«Euskal Herria ezkerritik» (eus-cas)

O acto de assinatura teve lugar no Palácio Europa, em Gasteiz, onde se reuniram militantes das três forças políticas. Rufi Etxeberria, Pello Urizar e Oskar Matute, entre outros, rubricaram o acordo.

O «Acordo pela mudança política e social entre independentistas e soberanistas de esquerda, Euskal Herria ezkerretik» é uma proposta «com vigência a longo prazo» e a sua área de acção abarca os quatro territórios do Sul do país.

As três forças políticas comprometem-se a trabalhar conjuntamente para «abordar a construção nacional e a transformação social, avançando de forma decidida e sempre por vias exclusivamente políticas, na consecução de uma Euskal Herria soberana e solidária».

O secretário-geral do EA, Pello Urizar, destacou o carácter «estratégico» deste acordo, salientando que se trata de uma aposta a longo prazo e que as organizações signatárias «se comprometem a perseguir os seus fins estritamente por vias pacíficas e democráticas», o que inclui «tanto a esfera institucional como a desobediência civil», e sempre «repudiando as expressões e estratégias violentas», bem como «as violações de todos os direitos humanos».

Por seu lado, Jone Goirizelaia defendeu que se deve transmitir a todas as áreas da sociedade o «compromisso claro pela paz e a solução democrática», com base no «respeito por todos os direitos e todas as pessoas e na legalização de todos os projectos».

Oskar Matute centrou a sua intervenção na abordagem das propostas socioeconómicas, que visam alcançar «um modelo justo de distribuição da riqueza como prelúdio de mudanças de carácter mais estrutural, com vista a uma outra organização económica».
Fonte: Gara

Ver também:
«Izquierda abertzale, EA y Alternatiba impulsarán juntos la soberanía y el cambio social», de Iñaki IRIONDO

«Euskal Herria ezkerritik»: apresentação do acordo (eus-cas)


Fonte: ezkerabertzalea.info