sábado, 29 de janeiro de 2011

A esquerda abertzale reafirma a sua aposta numa aliança eleitoral

A esquerda abertzale julga que, se existir vontade, ainda há tempo para alcançar um acordo eleitoral em Nafarroa e reiterou a sua aposta na unidade de acção. Ontem, tornou público o documento que ia entregar à NaBai, algo que não foi possível depois da recusa da coligação em se reunir com a esquerda abertzale.

Documento que a esquerda abertzale ia entregar ao NaBai com as suas contribuições [realçadas a cinzento]: eus - cas

Xanti Kiroga, Txelui Moreno e Mariné Pueyo deram uma conferência de imprensa em Iruñea para avaliar os últimos acontecimentos relacionados com a NaBai e tornar público o documento que pretendiam entregar à coligação, algo que já não puderam fazer depois de tanto Txentxo Jiménez (Aralar) como Uxue Barkos (independentes) terem recusado o último pedido para se reunirem, na quarta-feira passada.

Desta forma, segundo afirmaram, querem pôr o documento à disposição dos cidadãos de Nafarroa, para que julguem «se existia e existe base suficiente ou não» para alcançar um acordo eleitoral.

Os representantes independentistas reafirmaram a aposta da esquerda abertzale numa aliança eleitoral «ampla e eficaz que dinamize a mudança política e social a partir da esquerda, promova a estruturação de Euskal Herria e seja um activo importantíssimo no desenvolvimento do processo de resolução política aberto no país».

Na sua opinião, se existir vontade, «há tempo suficiente para levar por diante um acordo eleitoral que atenda às verdadeiras prioridades» dos cidadãos de Nafarroa.

A esquerda abertzale «não entende que interesses tem o Aralar em chegar a acordos com o PNV e não o fazer com a esquerda abertzale».

Moreno, Pueyo e Kiroga insistiram na ideia de que a aposta da esquerda abertzale passa pela acumulação de forças de esquerda e abertzales a nível nacional. Salientaram que, hoje em dia, esse posicionamento «é uma realidade em Ipar Euskal Herria» e «está a caminho de o ser em Gipuzkoa, Bizkaia e Araba», enquanto em Nafarroa «o PNV e o Aralar o querem evitar com o veto à esquerda abertzale».
Fonte: kaosenlared.net

Ver também:
«A esquerda abertzale continua a apostar na unidade de acção em Nafarroa» (ezkerabertzalea.info)

«O Nafarroa Bai arranca sem o EA e exige-lhe que rompa com a esquerda abertzale no herrialde» (Gara)