segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Na prisão de Basauri, acção arrojada para exigir a liberdade dos presos doentes


Na prisão de Basauri, encontram-se três presos que, de acordo com a actual legislação, deviam estar em casa, pois apresentam um quadro clínico grave e crónico, incompatível com a sua permanência na prisão. Trata-se de Juanpa Dieguez, Jon Agirre e Joxerra Foruria.

Outros indivíduos que estiveram encarcerados alegaram precisamente isso - problemas de saúde - para poderem sair em liberdade. É o caso de gente como o general Galindo e outros mais. Mas essa mesma lei não se aplica aos presos políticos.

No sábado, um grupo composto por dez activistas do Movimento pró-Amnistia de Euskal Herria deslocou-se até à prisão. Apareceram em duas furgonetas disfarçadas de ambulâncias, quatro deles vestidos de enfermeiros e levando macas «a fingir», e os restantes vestidos com um macaco branco e com a cara tapada por máscaras brancas. Enquanto os «enfermeiros» se dirigiam à porta da prisão, tocavam à campainha e anunciavam «Estamos aqui por causa de Juanpa, Jon e Foruria. Vamos tirá-los da prisão para se poderem tratar em casa», os outros militantes abriram uma faixa em que se denunciava a situação: «Juanpa, Jon, Jose Ramon, egoera larrian. Gaixo dauden presoak etxera» [Juanpa, Jon, Jose Ramon, em situação grave. Os presos doentes para casa].

Entretanto, apareceu um outro grupo, este de polícias autónomos espanhóis, que procederam à identificação dos activistas bascos e os expulsaram das portas da prisão.
Fonte: boltxe.info / Ver também: Gara

Fotos: Bilboko Branka

Acção reivindicativa na prisão de Basauri. Preso gaixoak askatu!



Mikel Ibáñez, em liberdade condicional por causa do seu grave estado de saúde
O Tribunal Central de Vigilância Penitenciária da Audiência Nacional aprovou, com o apoio da Procuradoria, a proposta de concessão de liberdade condicional ao preso elgoibartarra Mikel Ibáñez Oteiza, formulada pela prisão de Martutene, da qual tinha saído em regime de semiliberdade no dia 24 de Setembro para poder ser tratado a um linfoma e a outras patologias que tinham minado a sua saúde.
Ver: Gara
Koldo Hermosa, em liberdade depois de 23 anos na prisão
O prisioneiro político de Santurtzi (Bizkaia) Koldo Hermosa abandonou no sábado à tarde a prisão de Ocaña, ao cabo de 23 anos de reclusão. Ontem ao meio-dia, foi recebido por centenas de santurtziarras. Hermosa não estava na sua terra havia mais de 30 anos.
Fonte: Gara

Em Itzulbatzeta/Erromo, concentração contra as listas negras e apoio a um jovem do bairro
No sábado, cerca de 150 pessoas juntaram-se no bairro de Itzubaltzeta/Erromo (Getxo, Bizkaia) para denunciar a existência de listas negras com nomes de jovens bascos, alguns dos quais da região de Uribe Kosta. Um destes é do bairro e corre o risco de ser detido a qualquer momento. Na conferência de imprensa que deram, os presentes fizeram questão de manifestar todo o seu apoio a estes jovens.
Para além disso, foi também a abordada a situação de Imanol Beristain, outro jovem da região detido numa das últimas operações policiais contra a juventude basca, a 22 de Outubro de 2010. Na ocasião foi lido um texto seu em que relata a forma como foi torturado.
Notícia completa: askatu.org