sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mais de 120 eleitos navarros independentes aderem ao Acordo de Gernika


«Aderimos ao Acordo de Gernika e ratificamos ponto por ponto o seu conteúdo e compromissos. Tal como os signatários do Acordo, pedimos à ETA que continue a avançar no seu compromisso com a paz. Também pedimos ao Estado espanhol e ao Estado francês que comecem a dar passos no caminho da paz, pois já vai sendo hora de abandonar a repressão e iniciar a construção do futuro em paz».

Assim se lê no manifesto firmado por 123 eleitos municipais de Nafarroa, incluindo 21 autarcas, que fizeram parte de candidaturas independentes nas últimas eleições municipais. Estas candidaturas abrangem zonas de todo o herrialde, são compostas por vereadores com um perfil ideológico e sociológico muito variado, e representam no seu conjunto mais de 5000 votantes.

Uma quinzena de representantes destas candidaturas deu a conhecer esta iniciativa na quarta-feira em Iruñea, tendo feito ainda um apelo a outras candidaturas para aderirem ao Acordo de Gernika.

Javier Erro, autarca de Etxauri; Patxiku Irisarri, autarca de Etxalar; e Juan Miguel Zudaire, autarca de Metauten, afirmaram em nome de todos eles que Nafarroa e Euskal Herria no seu todo «estão a viver momentos de mudança político» e que os habitantes das localidades que representam estão a seguir «com esperança e expectativa» os movimentos políticos que se têm sucedido.

«Esta esperança e expectativa plasmou-se - disseram - na certeza de estarmos no caminho definitivo para a paz e a democracia em Euskal Herria, ao ver que partidos políticos, agentes sociais e sindicais assinaram em Setembro de 2010 o Acordo de Gernika e se comprometeram a juntar forças para trabalharem em conjunto e assim pôr fim ao conflito histórico que o nosso país sofre».

Com o objectivo de envolver os cidadãos em todo este processo, e considerando ser essa a sua primeira contribuição para a tarefa colectiva que os signatários de Gernika puseram em marcha, anunciaram que vão distribuir o Acordo pelas caixas de correio das suas respectivas localidades e o comunicado agora subscrito por estas 37 candidaturas.

Iñaki VIGOR
Notícia completa: Gara