sábado, 15 de janeiro de 2011

Exposição «2010, Urte bat irudietan» [Um ano em imagens], do Ekinklik

Em Iruñea, no espaço KALASKA da zabaldi (Nabarreria, 25), de 14 de Janeiro a 4 de Fevereiro.

O ano acaba de terminar e o colectivo de activismo fotográfico ekinklik também quer fazer o seu resumo. Seguramente, não se parecerá nada com os que foram feitos pelos «grandes» meios de comunicação e, também é certo, hão-de aparecer imagens de acções ou lutas nas ruas que não tiveram qualquer repercussão nesses meios.

Mas, claro, a história de um povo, a verdadeira história, não a encontraremos nesses meios ou, pelo menos, só nos mostrarão uma parcela dessa história, aquela que foi escrita pelas suas mãos e vista pelos seus olhos.

Desde o início, o Ekinklik tentou "focar" posicionando-se como mais uma ferramenta para tentar mudar as coisas e "retratar" como melhor forma de amplificar as lutas que existem em cada bairro ou cidade. Por isso, nesta exposição, que vai estar patente ao público durante quase um mês, vão deparar com um 2010 contado através dos movimentos sociais e de toda essa gente que, olhando para o mundo de baixo e à esquerda, pensa que as coisas precisam de uma mudança radikal.
Fonte: ekinklik.org