terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Apoio do bairro da Txantrea a oito jovens que estão numa «lista negra»

Com o lema «Txantreako gazteria aurrera», uma manifestação percorreu no domingo à tarde as ruas do bairro iruindarra para denunciar a situação de vários jovens, que «correm o risco de ser detidos, torturados e encarcerados a qualquer momento» na sequência de «auto-inculpações e incriminações» obtidas sob tortura.
Os promotores, um trintena de colectivos locais, referiram que, após a operação do passado dia 22 de Outubro, foi criada «uma nova lista negra com 50 nomes em toda Euskal Herria». «Nela apareciam os nomes de oito jovens do bairro, uma das quais, Izaskun Goñi, foi detida em meados de Dezembro e também afirmou ter sido torturada», precisaram. Salientam que o seu «crime» é o da «militância política pública».
«Zerrenda beltzei stop, torturari stop. Txantreako gazteria aurrera!» era o lema da faixa que seguia à cabeça. [Stop às listas negras. Juventude da Txantrea em frente!]
Fonte: Gara

Manifestação na Txantrea
Centenas de pesoas manifestaram-se no domingo na Txantrea (Iruñea) em defesa dos sete jovens do bairro ameaçados pelas listas negras. Num emotivo acto, os jovens receberam o apoio das suas famílias, dos colectivos do bairro e do grande número de moradores que participaram na manifestação.
Fonte: apurtu.org