quarta-feira, 29 de junho de 2011

As faixas das «peñas» recuperam a cor e o humor ácido após um ano de luto e protesto

A Iruñeko Peñen Federazioa ou Federación de Peñas de Pamplona mostrou ontem os desenhos que as faixas deste ano vão exibir, uma tradição com mais de meio século de história. Depois de um ano a negro, para criticar a atitude do Município de Iruñea, as telas recuperam as caricaturas e Yolanda Barcina que, tendo passado de autarca a presidente, é novamente a musa dos artistas, acompanhada por Roberto Jiménez.

Depois de um ano de luto, em que as 16 peñas tingiram de negro as suas telas como forma de protesto contra a perseguição movida pela Câmara Municipal aos actos festivos populares e à liberdade de expressão, em 2011 as agremiações recuperam a cor, e também a sua ironia. Yolanda Barcina, hoje presidente e ontem autarca da capital navarra, torna-se omnipresente.

Algumas vezes protege-se atrás de um escudo castelhano, incentivando os de Castela a domar os bascos; noutras aparece num trono de reinona... e até há quem a tenha transformado na central nuclear de Fukurzina. No total, foram doze as peñas que não conseguiram resistir aos encantos da sua musa dos últimos anos, a nova presidente navarra (que surge acompanhada em vários desenhos pelo número dois no novo Governo, Roberto Jiménez, líder do PSN).

Para esta grande presença contribuiu o escândalo da faixa que alguns polícias levaram para a praça de touros, a soldo do Município, que rezava «Olé tus huevos, Barcina», bem como o tema «La Bofetada», da rapper La chula potra, que critica de forma mordaz a ex-autarca.

Por outro lado, destaca-se a mensagem contra a violência machista da peña de Sanduzelai, que lhe dedica parte da tela, e, sobretudo, a de La Jarana, que fez da sua faixa uma declaração contra as agressões sexistas, sem perder o tom humorístico que caracteriza todos estes desenhos.

A Federação de Peñas distribuiu ontem as imagens com os desenhos pelos meios de comunicação, mas é só no sábado que as faixas vão dar o seu primeiro passeio pela Alde Zaharra. Este fim-de-semana, o último antes do txupinazo, comemora-se o Dia de las Peñas, que contará com um programa repleto de actos festivos e também com um evento prévio. Na sexta-feira, às 19h30, será projectado o documentário Nagore, de Elena Taberna, que aborda a morte de Nagore Laffage, ocorrida a 7 de Julho de 2008. A projecção do filme será complementada por um debate, que visa chamar a atenção para os casos de violência machista, no qual estarão presentes familiares da jovem de Irun.

Aritz INTXUSTA
Notícia completa: Gara

Sanferminetako Peñen pankartak (Berria; todos os desenhos)