quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pedem 110 anos de prisão para onze jovens de Iruñerria que vão ser julgados em Outubro

Onze jovens de Iruñea e Barañain (Nafarroa) vão ser julgados em Outubro, acusados de pertencer à ETA por causa do seu trabalho no movimento juvenil. O MP pede dez anos de prisão para cada um. Quatro deles encontram-se em prisão preventiva há já três anos.

Para além disso, soube-se há pouco que o MP também pediu 90 anos de prisão para mais cinco jovens de Burlata, detidos em 2007.
Jovens imputados em ambos os processo deram ontem uma conferência de imprensa para anunciar a manifestação que convocaram para o dia 17 de Setembro em Iruñea, onde querem «fazer frente a toda esta barbaridade».

Mais de 200 jovens detidos
Na ocasião, lembraram que, desde que as organizações juvenis Jarrai, Haika e Segi foram consideradas organizações terroristas, em 2007, já foram detidos mais de 200 jovens, muitos dos quais foram encarcerados.
«Detiveram-nos por trabalharmos nos nossos bairros e terras em prol de um outro modelo, e tinham a clara intenção de paralisar a juventude em geral. Somos culpados, sim! Admitimo-lo! Denunciámos com veemência este sistema que nos condena à miséria, além de termos feito frente aos problemas que nos afectam enquanto jovens e de termos reivindicado os nossos direitos, a independência e o socialismo para Euskal Herria. Fizemo-lo de uma maneira pública, sem nos escondermos... Agora não temos razões para nos sentirmos envergonhados ou arrependidos, apenas temos de estar orgulhosos do que fizemos, e muito!»
Depois de incentivarem os cidadãos a construir «um muro popular» capaz de parar a repressão, disseram: «não podemos consentir que no processo democrático em que Euskal Herria se encontra envolvida ocorram mais agressões deste tipo, nem detenções nem julgamentos».

Ver também: «Jovens de Iruñerria convocam uma manifestação face aos julgamentos na AN espanhola», de Aritz INTXUSTA (Gara)

No dia 18 de Julho começa em Madrid o julgamento de 17 jovens independentistas de Oarsoaldea
Para responder a mais este ataque contra os jovens, haverá diversas mobilizações, acções de protesto e denúncia. A iniciativa Gazte1+ez! (Nem mais um jovem!) em Oarsoaldea (Gipuzkoa) criou um nova página de Internet para se fazer um acompanhamento da situação de todos.
Fonte: askatu.org / Vídeo: Lehenengo atala (Gezurra! [mentira!])

Parlamento de Gasteiz pede investigação de casos de tortura, mas não o fim do regime de incomunicação
O Parlamento de Gasteiz refutou o recurso à tortura e pediu à Procuradoria que investigue «até ao fim» todas as denúncias, mas não exigiu o desaparecimento do regime de incomunicação.
VER: Gara