quinta-feira, 30 de junho de 2011

Uma corrente humana pedirá em Gasteiz o fim definitivo da dispersão prisional

O colectivo Errotako Presoak Errotara organiza esta tarde, às 19h30, uma corrente humana para solicitar o fim da dispersão penitenciária que afecta os presos políticos do bairro gasteiztarra e com a qual pretendem unir a Praça Aldabe à Praça do Arka.

Numa conferência de imprensa, cerca de vinte jovens membros do colectivo anunciaram que no final os participantes se vão concentrar junto ao Caminante, onde exigirão o fim da repressão, das torturas e da dispersão penitenciária.
Os jovens do colectivo vão participar ainda numa manifestação de apoio a todos os presos políticos bascos. Nela, haverá um lugar especial para Oier Urrutia, detido há dois anos e condenado a catorze anos de prisão pela AN espanhola.
Urrutia, de 22 anos, foi preso a 23 de Abril de 2009 e, depois de estar cinco dias incomunicável, foi parar à prisão madrilena de Alcalá-Meco, onde cumpre pena por «uma montagem policial».
Por último, os membros da Errotako Presoak Errotara lembraram que nas últimas sextas-feiras de cada mês haverá uma corrente humana a ligar a Praça Santo Domingo à de Aldabe.

Concentração em Bilbo
Por outro lado, na terça-feira passada uma centena de pessoas concentrou-se em Bilbo para solicitar o fim da dispersão penitenciária.
A concentração, que decorreu na Praça do teatro Arriaga, serviu para manifestar o repúdio da sociedade pela legislação penitenciária espanhola.
Fonte: Gara

Solidariedade com os presos políticos bascos em Irun
Hoje foi o dia grande das festas da localidade guipuscoana e os presos e refugiados bascos não foram esquecidos, tendo sido reclamado o seu repatriamento.
Fonte: askatu.org