sexta-feira, 10 de junho de 2011

A esquerda abertzale adere à dinâmica «Gazte+1ez»

Gazte+1EZ (eus) e declarações de Tasio Erkizia (cas)


Tasio Erkizia, Miren Legorburu, Txelui Moreno e Niko Moreno participaram ontem, em nome da Esquerda Abertzale, na dinâmica «Gazte 1+ez». Tasio Erkizia considerou que a repressão de que a juventude basca é alvo resulta em grande medida da atitude negativa do Estado espanhol relativamente a qualquer tipo de solução. Para além de considerar que a juventude é um elemento-chave em todos os processos de libertação nacional e social, abordou ainda o seu contributo nos diferentes momentos históricos. Para a Esquerda Abertzale, «o que está em jogo é a possibilidade de a juventude fazer política».
Fonte: ezkerabertzalea.info

Familiares de detidos em Nafarroa, com os jovens encerrados em Donostia
Uma delegação de familiares de jovens detidos em Nafarroa deslocou-se ontem a Donostia para dar o seu apoio aos membros da plataforma Gazte1+Ez! que se encontram encerrados na Universidade.
Fonte: ateakireki

Advogados bascos consideram que mostrar fotos de presos não é um delito de uma forma geral
Ao contrário do que foi divulgado anteontem, os advogados bascos afirmam que a sentença do Supremo Tribunal sobre a exibição de fotografias de presos estabelece a necessidade de analisar caso a caso a possível existência de um delito de enaltecimento. O ST detalha que no caso da Txori Barrote o delito existiu pelo facto de as fotografias terem sido publicadas na Internet e pelo facto de os presos terem sido designados como «presos políticos»; só não conseguiram identificar os transgressores, para os punir.
VER: Gara

Concentração da Sasoia pelos direitos dos presos
A Sasoia é uma associação de reformados de Nafarroa e, com esta concentração, que ontem teve lugar em Iruñea, pretendeu exigir a libertação dos presos doentes, a libertação dos que já cumpriram a pena a que foram condenados e o fim da dispersão penitenciária.


Fonte: ateakireki.com