quinta-feira, 16 de junho de 2011

Vozes qualificadas insurgem-se contra o mandado europeu e a sua aplicação a Aurore Martin

A decisão de aplicar o mandado europeu a Aurore Martin suscitou o repúdio de inúmeras personalidades e colectivos, tanto de Euskal Herria como do próprio Estado francês. Para além disso, dezenas de eleitos envolveram-se, como em raras ocasiões, na denúncia da «motivação política» subjacente a este procedimento. Fizeram um apelo à participação na jornada que este sábado, em Biarritz, exigirá o respeito pelos direitos civis e políticos.
Arantxa MANTEROLA
VER: Gara

Por Aurore, pelos direitos civis e políticos, no sábado, todos a Biarritz!

Euroagindurik ez! Larunbatean denok Miarritzera!
Não aos mandados europeus! No sábado, todos a Biarritz!

Ver também: «Eleitos convidam os seus pares a estar em Biarritz», de Goizeder TABERNA (Lejpb)

Em Indautxu, pediram a libertação dos presos gravemente doentes
Na terça-feira, teve lugar um acto no bairro bilbaíno de Indautxu, cujo lema foi «Preso gaixoak etxera orain!» (Os presos doentes para casa já!).
Como esta semana se assinalava o 25.º aniversário da morte de Kirruli, a sua figura foi especialmente mencionada, de forma a divulgar a sua vida, e também o modo como ocorreu a sua morte.
Os seus amigos e companheiros de prisão também estiveram presentes, querendo evocar Kirruli e todos os outros que, como ele, infelizmente conheceram a morte nas prisões.
A família de Kirruli também esteve no local, tendo recebido uma homenagem singela.
O final foi emotivo, com Jon Yurrebasorena a dedicar algumas palavras ao preso do bairro. Yurrebasorena foi amigo íntimo de Jon Kirruli, tendo iniciado com ele a sua militância política e partilhado com ele alguns anos de luta. São estas, então, as palavras do amigo de Kirruli, que, tal como foi dito, o conheceu na intimidade:
«Agur eta ohore, Kirruli! / Agur eta ohore beste gudari guztiok! // Kirruli, zuk, beste askok bezala, dena eman zenuen Euskal Herriaren askapen nazionala eta sozialarengatik. // Gaur ere, handik eta hemendik, horretantxe saiatzen ari gara. // Hain zuzen ere, borroka jarrera, presio eta enfrentamendu gabe ez da Espainak eta Frantziak ezarritako kateak apurtzea posible izango. // Beraz, eutsi eta aurrera beti independentzia eta sozialismoaren bidean. // Gora Euskal Herria Askatua! // Gora Euskal Herria Sozialista! // Gora Euskal Herria eta Askatasuna!»
Fonte: askatu.org

Familiares de presos foram retidos pela Guarda Civil em Somosierra
A associação dos familiares e amigos de presos bascos, Etxerat, denunciou ontem «a pressão policial» que alguns familiares tiveram de suportar no fim-de-semana passado, quando viajavam com destino a Córdova. Relatam que em Somosierra (Madrid) foram retidos por cinco patrulhas da Guarda Civil, que revistaram toda a viatura e os sacos que levavam para a prisão. Os familiares afirmaram que foram retidos durante duas horas, o que fez com que ficassem sem tempo para concluir a viagem.
Fonte: Gara