quarta-feira, 15 de junho de 2011

Os dois presos bascos em Poitiers encontram-se no «mitard»

O Movimento pró-Amnistia fez saber que os presos navarros Joseba Fernandez e Mikel Karrera se encontram na cela de isolamento desde sexta-feira passada. São os únicos presos bascos na prisão de Poitiers, e têm vindo a manter um protesto para ter direito a visitas duplas e para que Fernandez receba assistência médica.

«No dia 8, depois da hora do pátio, protestaram dizendo que não iam para a cela e acrescentando que iam para o mitard. Estavam a falar calmamente com os funcionários do pátio quando apareceram outros carcereiros com uma atitude arrogante e os começaram a algemar», denuncia o MpA. «O Mikel disse em nome de ambos que não era necessário algemá-los, que iam calmamente para a cela de isolamento. Mas os carcereiros algemaram-nos de forma violenta, empurrando-os e agredindo-os e atirando-os para o chão».

Foram algemados atrás das costas, o que tornava doloroso o percurso até ao mitard. Para ter menos dores, Karrera segurou as calças, acrescentou o Movimento pró-Amnistia, mas, quando os carcereiros perceberam, baixaram-lhe as calças até aos joelhos, fazendo-o andar assim, denunciaram. Nos próximos dias, Karrera vai apresentar uma queixa junto do procurador, adiantou o MpA.
Fonte: Berria e askatu.org

Gasteiz: Última sexta-feira do mês
Egin dezagun bidea! Vamos fazer o caminho!