quinta-feira, 23 de junho de 2011

Martin Garitano (Bildu), novo deputado geral de Gipuzkoa

Tal como se previa, Martin Garitano é o novo deputado geral de Gipuzkoa. Foi eleito à segunda volta, em que bastava uma maioria simples. Cada grupo votou no seu próprio candidato.

Martin Garitano já é deputado geral de Gipuzkoa. O candidato do Bildu foi eleito na segunda volta da votação, com os votos dos 22 deputados do Bildu e o do Aralar, quando bastava uma maioria simples, embora, tal como ocorreu na primeira volta, cada grupo tenha apoiado o seu candidato.

A votação começou às 18h15. Na primeira volta, tal como se esperava, os 14 representantes do PNV votaram no seu candidato, Markel Olano; os dez deputados do PSE, na sua candidata, Rafaela Romero; e os quatro cargos eleitos do PP fizeram o mesmo em relação ao seu candidato, Juan Carlos Cano.

A segunda volta começou imediatamente a seguir, e a votação repetiu-se. No final, Martin Garitano era o novo deputado geral de Gipuzkoa.

O discurso de Garitano
Na parte da manhã, o agora deputado geral, Martin Garitano, insistiu na participação dos cidadãos e na necessidade de abrir as instituições às necessidades reais das mulheres e homens de Gipuzkoa, numa intervenção que se prolongou durante quase uma hora.

Em seu entender, as eleições de 22 de Maio mostraram de forma «concreta» que «a maioria dos cidadãos de Gipuzkoa exigiu uma mudança institucional». Uma mudança, segundo disse, a nível social, político e económico.
Notícia completa: Gara / Fotos: Tomada de Posse

Entrevista a Martin Garitano (Info7 Irratia)
O já deputado geral de Gipuzkoa e ainda companheiro de trabalho na Infozazpi Irratia despede-se do «Kale Gorrian» com um «laster arte!» [até já!] e, como não podia deixar de ser, faz uma apreciação política de tudo o que se passou na sessão de tomada de posse.

«Cambio en Gipuzkoa para impulsar un nuevo tiempo en Euskal Herria» (Gara)