quarta-feira, 29 de junho de 2011

Iruñea: O Bildu vai apresentar uma proposta para a destituição do chefe da Polícia Municipal

O Grupo Municipal do Bildu em Iruñea entregou ontem uma carta no Gabinete da Autarquia em que solicita ao presidente da Câmara a destituição do actual chefe da Polícia Municipal, Santamaría, reprovado na última legislatura, e propondo a nomeação de um outro pelo Plenário Municipal.

Para o Bildu, a acção da Polícia Municipal no txupinazo do ano passado não só não constitui um acontecimento isolado como «representa uma forma de agir que não responde aos anseios da maioria dos cidadãos, algo que ficou patente tanto nas ruas como em vários acordos alcançados em plenário que continuam por cumprir».

O Bildu defende um modelo de Polícia Municipal de proximidade, cuja função seja servir os cidadãos, posição que julgam ser partilhada pela maioria da representação municipal de Iruñea. «É cada vez mais generalizada a impressão de que a Polícia Municipal não está ao serviço do cidadão, e que está a ser utilizada com fins políticos e ideológicos pela UPN, que lhe atribui funções de carácter repressivo, muito distantes do que significa velar pela segurança de todas as pessoas. Um desvio que até os próprios sindicatos municipais têm vindo a criticar».

Polícia política, repressiva e militarizada
«Não queremos que a Polícia Municipal se transforme numa polícia política, repressiva e militarizada. Defendemos um novo modelo de Polícia Local, e estamos convencidos de que, com o actual Chefe da Polícia Municipal, essa mudança é praticamente impossível».
Por isso, consideram que está na altura de destituir o actual Chefe da Polícia Municipal, e que a nova nomeação deve ser efectuada no Plenário da Câmara.

Para o Bildu, isto tornaria possível uma mudança profunda no actual modelo de Polícia Municipal, «evitaria que se cavasse um fosso ainda maior entre Polícia e cidadãos e iria ao encontro de uma solicitação muito sentida e exigida pela maioria social e política desta cidade».
Por tudo isto, solicitaram que esta proposta fosse incluída na ordem de trabalhos do próximo Plenário, para que possa ser debatida e aprovada.

«Rajoy pede que as leis contra o Bildu sejam usadas "sem demoras nem complexos"», de I.I. (Gara)
O líder do PP, Mariano Rajoy, convidou ontem o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, a utilizar contra o Bildu, «sem demoras nem complexos», tanto a Lei de Partidos como as últimas reformas que permitem a inabilitação de cargos eleitos.