sexta-feira, 24 de junho de 2011

A Egin Dezagun Bidea avança e assume a convocatória das mobilizações da última sexta-feira do mês

A iniciativa Egin Dezagun Bidea dará um novo passo em frente, hoje, ao assumir a convocatória das mobilizações da última sexta-feira do mês em defesa dos presos políticos bascos, que se realiza em Euskal Herria há muitos anos.
«Não é mais que um ponto de partida - salienta a Egin Dezagun Bidea. Os Herri Bilguneak estão a preparar múltiplas iniciativas para o período estival», anuncia. Por exemplo, a mobilização promovida para domingo, 3 de Julho, em Iruñea, na véspera do San Fermin.
A Egin Dezagun Bidea surgiu como iniciativa permanente em Abril, tendo como filosofia juntar forças em defesa dos direitos dos presos e colocar a questão prisional no caminho da resolução.
Recebeu o impulso da grande manifestação de 8 de Janeiro em Bilbo - que teve como lema «Egin dezagun urratsa» e que depois daria origem à Egin Dezagun Bidea. Naquela tarde, 64 000 pessoas vieram para as ruas.
Fonte: ateakireki

O jovem independentista Ibai Esteibarlanda, em liberdade; Andoni Zengotitabengoa, em situação de emergência
Depois de ter passado um ano e meio na prisão, Ibai Esteibarlanda teve hoje a primeira recepção de boas-vindas à chegada a Elorrio (Bizkaia), onde era aguardado por familiares e amigos. Purutxo foi detido no final de 2009, juntamente com mais 34 jovens bascos, acusado de pertencer à organização juvenil Segi. Hoje, recuperou a liberdade, depois de pagar 50 000 euros de fiança. Por outro lado, os familiares de Andoni Zengotitabengoa chamaram a atenção para grave situação que este vive na prisão de Monsanto (Lisboa, Portugal). Assim, a concentração da última sexta-feira do mês em Elorrio terá um sabor agridoce.
Fonte: altzoan

Paris condena Gilen Goiti e Xan Beyrie a três anos de prisão
O Tribunal de Paris condenou os jovens bascos de Lapurdi Gilen Goiti e Xan Beyrie, por duas sabotagens ocorridas em Ipar Euskal Herrian. No caso de Goiti, dos três anos, dois foram de pena suspensa e no de Beyrie, um ano e meio. Como ambos já se encontravam presos há quase um ano, não serão encarcerados.
Goiti (23 anos), Beyrie (22) e o seu advogado não se encontravam no tribunal quando o juiz decretou a sentença. O juiz não considerou as acusações de «terrorismo» e de fabricação de explosivos.
Goiti era acusado de atacar uma agência imobiliária de Hiriburu, em 2007, e Beyrie, de levar a cabo uma acção contra um posto de turismo, em 2009.
Notícia completa: Berria