domingo, 19 de junho de 2011

Leituras

«PSE, PP y su actitud hacia las víctimas del 3 de Marzo», de Ezker Abertzalea (ezkerabertzalea.info)
PSE e PP utilizam a sua maioria amanhada no Parlamento de Gasteiz para, fazendo ouvidos moucos ao mandato que o nosso povo lhes faz na exigência de soluções, continuarem a aplicar as políticas que Madrid manda.

«El boomerang de la Ley de Partidos», de Alvaro REIZABAL (boltxe.info)
A teoria da contaminação levada ao extremo e baseada em relatórios grotescos dos corpos policiais elevados, contra o direito, à categoria de provas periciais, ia ampliando até ao infinito o exército de empestados que não podiam concorrer às eleições.

«Bildu y el anti-Estado abertzale», de Javier ORTEGA (lahaine.org)
O movimento popular tem nas suas mãos a responsabilidade de garantir o êxito do processo aberto em Euskal Herria.

«Sin pistolas no son nadie», de Javier de IRIARTE (kaosenlared.net)
Rubalcaba, num acto de prepotência sem precedentes, ameaça «aprovar uma lei numa semana», tendo como fito violentar as decisões democráticas de municípios legalmente constituídos.

«Revisionismo franquista», de Victor MORENO (Gara)
Por causa da polémica surgida com a publicação do Diccionario Biográfico Español, em que uma das entradas, referente a Francisco Franco, evita referir-se ao sujeito como ditador, Moreno afirma que seria saudável que se assumissem publicamente aqueles que continuam a ser fervorosos seguidores do franquismo. O verdadeiro problema, reflecte, é o revisionismo «franquista ou para-franquista» em que convergem instituições e historiadores, e também políticos.