terça-feira, 7 de junho de 2011

Urizar: «O PNV sabe jogar bem as cartas e o resultado final não é claro»

O secretário-geral do EA e porta-voz do Bildu, Pello Urizar, entende que, depois de o PNV ter anunciado que irá apresentar candidatos a todos os Municípios e Juntas, «o resultado final não fica claro». Em seu entender, os jeltzales «procuram passar parte da sua responsabilidade para outros partidos».

Numa entrevista concedida à Radio Euskadi, Pello Urizar afirmou que, com o anúncio do EBB, «ainda não é claro qual será o resultado final, tanto nas eleições dos autarcas como nas dos deputados gerais».
O Bildu irá observar «a aposta e o compromisso que os outros fazem» e «irá trabalhar» com «todos os que defenderem» a mudança e não o fará «com aqueles que lhe colocarem entraves».

«Estamos a entrar num novo ciclo, em que só as vias políticas e pacíficas serão utilizadas, em que vai haver um posicionamento firme contra qualquer tipo de violência» e, confrontados com um conflito que pesa sobre a sociedade basca e o seu desenvolvimento, «temos de ter a capacidade de o discutir, trabalhando em prol de um cenário de normalização em que possamos falar também de reconciliação», referiu.

Urizar disse ainda que «irá haver mais reuniões» com o PNV, mas deixou o alerta: «se algum acordo de última hora» fechasse a porta à possibilidade de o Bildu governar em Gipuzkoa, «isso seria um erro de dimensões históricas».
Fonte: Gara

Ver também: «Urizar: "Recorrendo à sua sempre bem calculada ambiguidade, o PNV colocou-se à frente da faixa anti-Bildu"» (Gara)
Na foto: Pello Urizar, Amaia Agirresarobe e Martin Garitano no decorrer da conferência de imprensa que o Bildu deu hoje à tarde em Donostia.

Comentário de Juanjo Agirrezabala, deputado do EA (Info7 Irratia)
O deputado do Eusko Alkartasuna, Juanjo Agirrezabala, avalia a decisão tomada pelo PNV de aspirar à governação de todas as instituições. Considera que o PNV «se evade às suas responsabilidades» e «deixa nas mãos do Partido Socialista e do Partido Popular a possibilidade de impedir que o Bildu governe».

«El PNV en la encrucijada de los pactos postelectorales» (boltxe.info)
Editorial do Boltxe Kolektiboa

«Y ahora ¿qué?», de Jesús VALENCIA, educador social (Gara)
Também os partidos bascos enfrentam um dilema crucial. Integram-se na torrente transformadora que desce pelas ladeiras das nossas montanhas? Aumentarão com o seu caudal os regatos soberanistas que vão trazer a paz?

«El significado de la victoria de Bildu», de Iñaki Gil de SAN VICENTE (lahaine.org)
As conclusões são muito claras: o Estado espanhol sai derrotado, Euskal Herria dá um passo muito importante, o povo trabalhador conquista espaços de poder.