segunda-feira, 20 de junho de 2011

Egin Dezagun Bidea: manifestação em Iruñea a 3 de Julho

A iniciativa «Egin dezagun bidea» deu uma conferência de imprensa, no sábado de manhã, em Iruñea, para convocar a manifestação que irá percorrer a capital navarra no próximo dia 3 de Julho para exigir o respeito pelos direitos dos presos políticos bascos.

Foi também dada a conhecer a lista dos promotores da iniciativa no herrialde de Nafarroa, que conta com desportistas, artistas, gente da área da educação e da saúde, músicos e bertsolaris, escritores e tradutores, pessoas ligadas à Igreja, pessoas do Movimento Popular, jornalistas, advogados, membros da Etxerat e ex-presos. A lista com os nomes das pessoas que promovem e apoiam esta iniciativa em defesa dos direitos dos presos políticos em Nafarroa pode ser consultada em ateakireki.com.

Egin dezagun bidea: uztailak 3, Iruñean

Iñaki Domínguez, transferido para a prisão de Villepinte
Habitantes de Gernika comunicaram ao Gara que Iñaki Domínguez, Txomin, detido na quinta-feira passada pela Polícia francesa quando viajava de comboio nas imediações da localidade de Chambéry, foi transferido, ontem, para a prisão de Villepinte, depois de ser presente a um juiz em Paris.
As pessoas próximas de Domínguez não tinham mais elementos, nem sobre as acusações contra ele formuladas nem sobre o estado em que se encontrava, já que está incomunicável desde que foi detido.
Em Gernika foi convocada uma mobilização para hoje, que tem por lema «Txomin askatu. Errepresioa ez da bidea». Terá lugar após a habitual concentração a favor dos presos que se realiza às 20h00. Nela, será também denunciada a atitude dos estados espanhol e francês.
Nesta localidade biscainha houve mobilizações desde que Domínguez foi detido pela Polícia francesa. Todas elas foram secundadas por mais de 150 pessoas, chegando às 200 no sábado.
Fonte: Gara

O Estado francês entrega Betolaza às autoridades espanholas
O Estado francês deixou o jovem gasteiztarra Gorka Betolaza nas mãos das autoridades espanholas quinta-feira passada, segundo informou o Movimento pró-Amnistia este sábado. Betolaza foi detido no dia 18 de Maio pela Polícia francesa em Itsasu (Lapurdi), no cumprimento de um mandado europeu emitido pela Audiência Nacional espanhola.
No dia 24 desse mês, o Tribunal de Apelação de Pau recusou colocá-lo em liberdade provisória, pelo que o jovem gasteiztarra permaneceu na prisão de Muret-Seysses até ter sido entregue às autoridades espanholas.
Fonte: Gara