quarta-feira, 8 de junho de 2011

Vem aí o «14 juillet» e a Segi lança a sua campanha já em Junho

O grupo de jovens independentistas Segi lançou ontem em Baiona a sua campanha de 2011 relativa à celebração pelo Estado francês do 14 de Julho no País Basco Norte. Depois de ter destacado o modo como os representantes do Estado francês mostraram o seu desprezo o ano passado, em Biarritz, «com um destacamento de forças policiais que visava marcar o domínio do Estado francês sobre o País Basco», os porta-vozes Amaia Elixeri e Txomin Catalogne denunciaram «um modelo opressivo imposto aos povos do mundo», citando como exemplo o adiamento da idade da reforma ou o apoio a ditadores africanos.

Este ano, tendo em vista «essa tal data», a Segi decidiu propor múltiplas actividades, começando já em Junho; a data da «festa nacional» será marcada por uma manifestação, a convocar posteriormente. A 10 de Junho, em Garazi, Xabi Larralde e Xarlo Etxezaharreta darão uma conferência sobre o tema «La doctrine de la 'guerre moderne' de la France, d'un point de vue pratique et théorique». No dia 24 de Junho, no IUT de Baiona, Christine Maynard, Eneko Gorri e Maitena Tikoipe vão falar sobre «L'utilisation de l'éducation pour l'assimilation». / P.M.
Fonte: Lejpb

Ver também: «Segik uztailaren 14aren frantziar ospakizuna salatuko du zonbait ekimen bidez eta baita gogoeta bultzatuz ere» (kazeta.info)