domingo, 5 de junho de 2011

A defesa dos direitos dos presos bascos, «novamente nas ruas»

Desactivar a doutrina Parot, libertar os presos doentes, acabar com a dispersão e trazer os presos para Euskal Herria, acabar com o isolamento ou deixar em liberdade os presos com três quartos da pena cumprida. É «tempo de trazer» estas exigências «novamente para a praça pública», disse ontem a iniciativa Egin Dezagun Bidea, em Durango, tendo lembrado que de hoje a uma semana haverá uma manifestação nacional e um acto em Bilbo.
A manifestação tem início às 12h30 em frente ao Museu Guggenheim. Depois, no Arenal, haverá músicos, dançarinos, bertsolaris e actores.

«Temos um caminho longo pela frente, para que se atinja uma situação de plena democracia em Euskal Herria e para que, no desenvolvimento de um processo de verdadeiras soluções, os presos e os refugiados políticos possam regressar a casa com inteira liberdade», afirmou a Egin Dezagun Bidea na conferência de imprensa de ontem. «A política penitenciária não pode ser o arsenal para os desejos de perpetuar o cenário de conflito».
Pediram à sociedade basca que comprometa com as suas demandas. Em Janeiro deste ano, uma manifestação em defesa dos direitos dos presos bascos juntou 65 000 pessoas em Bilbo. / Promotores
Fonte: Berria

Ver também:
«A Egin Dezagun Bidea pede um compromisso firme com os direitos dos presos», de Maider EIZMENDI (Gara)