quinta-feira, 30 de junho de 2011

Gazte1+ez! Nem + 1 jovem! Bigarren atala/Segunda parte


Na segunda quinzena de Julho, começa o julgamento de 17 jovens de Oarsoaldea (Gipuzkoa). Esses jovens vão publicar quatro vídeos em que comparam tudo o que foi dito nas notícias sobre as suas detenções com a que realidade que viveram. Nesta segunda parte, o tema é a tortura. (Em euskara e castelhano.)
Fonte: topatu.info

José Luis Campo, em greve de fome para não ser expulso
O preso donostiarra José Luis Campo iniciou uma greve de fome para evitar ser entregue às autoridades espanholas quando terminar o cumprimento da pena a que foi condenado no Estado francês, correndo assim o risco de ser torturado, segundo informou o Movimento pró-Amnistia.
Campo foi detido pela Polícia francesa em Abril de 2004 e condenado a dez anos de prisão, pena que acabará de cumprir a 5 de Julho. Neste período conheceu as prisões de Fleury, Villepinte, Fresnes, Marsella, Draguignan e Uzerche, onde se encontra actualmente.
O Movimento pró-Amnistia, que expressou a sua solidariedade Luis Campo e aos seus familiares, denunciou o risco de tortura que Campo corre caso seja entregue às autoridades espanholas, tendo solicitado a sua imediata libertação e reclamado o seu direito a viver em Euskal Herria.

Agirresarobe, autorizado a conhecer o filho
Por outro lado, a Audiência Nacional espanhola concedeu uma autorização de duas horas ao preso de Hernani Gurutz Agirresarobe para conhecer o seu filho recém-nascido. O preso foi conduzido ontem de manhã até à localidade guipuscoana, onde, apesar da grande presença da Polícia autonómica e do grande número de pessoas que se juntaram para expressar apoio a Agirresarobe, não se verificaram incidentes. Agirresarobe encontra-se actualmente encarcerado na prisão de Sevilha II, a 1000 km da sua terra.
Fonte: Gara, askatu.org e askatu.org