domingo, 7 de agosto de 2011

A Askatasuna pede que sejam retiradas as queixas contra os detidos nas festas de Baiona

O grupo de jovens de Baiona que organizou um programa alternativo fez na sexta-feira, juntamente com a Askatasuna, uma leitura dos factos ocorridos no último domingo das festas, que se saldaram com a detenção de Gilen Goiti e de um jovem menor, com 17 anos.

Ieltxu Ostolaza e Maddi Menta denunciaram a «atitude agressiva» da Polícia durante os incidentes, tendo considerado «inaceitável» a versão oficial, que acusa os jovens de terem provocado lesões a quatro polícias. «Essas detenções são absurdas», afirmaram os dois jovens.

A Askatasuna não tem dúvidas de que vários «indivíduos vestidos de vermelho e branco agrediram» as pessoas que participavam no acto contra a tortura em frente à igreja de San Andrés.

O organismo anti-repressivo comparou os factos de domingo com «o ataque» dos CRS, há três anos, na Patxa plaza, no último dia das festas. «Esta atitude chocante e de pura provocação deve ser denunciada. Estas pessoas foram ameaçadas e espancadas por porem em evidência a tortura, e para duas delas o fim das festas foi bastante amargo», prosseguiu. A Askatasuna rebateu a versão policial, que foi aceite pelo magistrado do MP quando Gilen Goiti compareceu em tribunal, e exigiu que as acusações sejam retiradas.

Testemunhos
De forma a recolher o maior número de detalhes sobre o que se passou a 31 de Julho, a Askatasuna pediu a todas as pessoas que possam ter presenciado o que ocorreu durante essa manifestação que forneçam informações, utilizando para tal o seguinte endereço de e-mail: témoignages.baiona@gmail.com.
Ainize BUTRON
Fonte: Gara

Ver também: «Clarification sur les altercations des fêtes», de Goizeder TABERNA (lejpb)