terça-feira, 9 de agosto de 2011

A Sanfermines 78 gogoan! vai homenagear Germán Rodríguez todos os meses

A iniciativa popular Sanfermines 78 gogoan! apresentou no dia 2 de Agosto uma proposta aos cidadãos no sentido de homenagearem Germán Rodríguez no dia 8 de cada mês, às 20h00. A ideia é que as pessoas se juntem na Avenida de Orreaga e, se assim o entenderem, coloquem uma flor junto à lápide que evoca Germán Rodríguez, assassinado a tiro pela Polícia nos Sanfermines de 1978. O que está na base desta iniciativa, contudo, prende-se com o que ocorreu nos Sanfermines deste ano, depois de os serviços de limpeza da Mancomunidade de Iruñerria, custodiados pela Polícia Municipal, terem retirado os ramos de flores que as pessoas colocaram junto à estela na homenagem realizada durante as festas.

A Sanfermines 78 gogoan! já antes expressou a sua indignação por esta actuação, estando ainda à espera que «a Câmara Municipal esclareça publicamente o que se passou e se apurem responsabilidades por algo que atenta contra a lembrança daqueles trágicos acontecimentos e que despreza e ofende todas as pessoas que há 33 anos exigem verdade, justiça e reparação».
Notícia completa: Diario de Noticias via ateakireki.com

Ver também: «Novas flores para pedir verdade, justiça e reparação», de Martxelo DÍAZ (Gara)
Ontem, precisamente um mês depois, dezenas de pessoas regressaram à estela colocada na Avenida de Orreaga para ali voltar a colocar flores, como símbolo da exigência de verdade, justiça e reparação.