terça-feira, 9 de agosto de 2011

Manifestação nacional, 17 de Setembro: «Com todos os direitos, os presos bascos para o País Basco»

Manifestação nacional em Donostia, no dia 17 de Setembro, com o lema «Eskubide guztiekin, euskal presoak Euskal Herrira, Egin Dezagun Bidea» [com todos os direitos, os presos bascos para o País Basco, Façamos o Caminho]. Uma mobilização massiva em que a sociedade basca deve voltar a deixar clara a sua vontade de acabar com este autêntico drama que constitui a política penitenciária vigente. (egindezagunbidea.info)
[Nota sobre o vídeo: o Donostia Zinemaldia - ou festival de cinema de San Sebastián - decorre entre 16 e 24 de Setembro... Euskal presoak Euskal Herrira. Zinemaldira!]
Fonte: SareAntifaxista

A Ertzaintza vai enviar à AN espanhola um relatório sobre uma manifestação em defesa dos direitos dos presos políticos
Segundo fez saber ontem o Departamento do Interior de Lakua, a Ertzaintza vai elaborar e enviar à Audiência Nacional espanhola um relatório referente às fotos de presos políticos bascos exibidas numa manifestação que decorreu no sábado à meia-noite no bairro de Itzubaltzeta/Erromo (Getxo), no âmbito das festas da localidade biscainha.
A associação Dignidad y Justicia tinha solicitado à Audiência Nacional espanhola a proibição da manifestação, o que não veio a ocorrer. Em todo o caso, recebeu ordens para vigiar a mobilização e dar a conhecer o que ali se passasse. A Ertzaintza identificou os particiantes na iniciativa.
Fonte: Berria

A Câmara Municipal de Donostia lembra ao PP que a Etxerat é uma associação legal
O Governo municipal de Donostia exigiu ao PP que ponha de parte polémicas artificiais e interessadas e que permita aos donostiarras gozar umas festas «tranquilas e em paz». Foi a resposta a um comunicado que em se afirmava que a Etxerat tinha pedido autorização para realizar uma série de actividades na Aste Nagusia. Tal como ocorreu em Gasteiz, esta ofensiva dos representantes do PP não está isenta de admoestações dirigidas aos familiares dos presos.
Aimar ETXEBERRIA
VER: Gara
«A Etxerat afirma que vai continuar a defender os presos políticos para lá da "criminalização" e do "acosso"» (Gara)
Numa conferência de imprensa que hoje decorreu em Gasteiz, a associação de amigos e familiares de presos políticos bascos, Etxerat, denunciou o «alegado roubo ou assalto» à sua sede em Gasteiz, ao mesmo tempo que chamou a atenção para o «aumento da pressão e do acosso» ao colectivo e esclareceu o que se passou em Donostia.

«A UPyD pede que se actue contra quem utilizar a expressão "presos políticos"» (Gara)