sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Basagoiti recorre a Breivik para atacar os familiares dos presos políticos bascos

Ontem à tarde, a esquerda abertzale chamou a atenção para a «natureza fascista» das declarações feitas horas antes pelo presidente do PP basco, Antonio Basagoiti, contra os familiares dos presos e o deputado geral de Gipuzkoa, Martin Garitano.

Como tem sido comum nos últimos dias nalguns políticos bascos, Basagoiti recorreu ao autor da matança da Noruega, Anders Breivik, para carregar contra todos eles. Concretamente, disse que «até os familiares de Breivik são menos maus que os familiares dos presos da ETA, porque os familiares do monstro da Noruega têm vergonha do que o seu filho fez e estes encorajam-nos, aplaudem-nos e exultam com o que fizeram». Sobre Garitano, Basagoiti afirmou que «beneficia do trabalho sujo que outros lhe fazem».

Numa nota de resposta, a esquerda abertzale considerou estas declarações como «parte de uma estratégia de acosso, consequência de uma muito má digestão pós-eleitoral». Mas, para além disso, advertiu que palavras destas «dão força aos sectores fascistas e intolerantes, que sentem possuir caminho livre para viver amedrontando, ameaçando, lançando o seu ódio contra tudo o que é basco, neste caso contra as pessoas que representam o Bildu».

Na nota refere-se que já chegaram ameaças não assinadas a municípios como Lasarte e Andoain que «incluem os argumentos que ouvimos da boca do líder de extrema-direita Basagoiti», que a esquerda abertzale situa «nos antípodas daquilo que a imensa maioria deste país exige».
Fonte: Gara

Roubam os computadores da sede da Etxerat em Gasteiz
A Etxerat fez saber que a sua sede em Gasteiz foi assaltada. Os factos ocorreram ontem, por volta das 20h00, quando um morador na zona viu que a porta tinha sido «escavacada» e chamou a Polícia Municipal. Estes chamaram a Ertzaintza, que por sua vez chamou os bombeiros e estes, depois de verificarem que se tratava de um assalto, vedaram o acesso ao local.
A Etxerat afirmou que só teve conhecimento do roubo hoje de manhã, pois nem a Polícia Local de Gasteiz nem os bombeiros os avisaram. Quando entraram no local, aperceberam-se de os computadores tinham sido roubados.

A Etxerat denunciou ainda a «perseguição mediática» dos últimos dias ao colectivo de presos políticos bascos, sobretudo por parte do PP, cujo secretário-geral na CAB, Antonio Basagoiti, chamou ontem ao deputado geral de Gipuzkoa «proxeneta dos que prostituem a democracia» e criticou a presença de membros da Etxerat na descida do Zeledon. [E recusou-se a cumprimentar o presidente da Câmara de Donostia, Juan Karlos Izagirre.]
Fonte: Gara

Ver também: «Lakua proíbe a manifestação convocada para esta tarde em Gasteiz» (Gara)

Novamente entretidos com as fotos e as faixas solidárias...
Os serviços municipais de Getxo (Bizkaia) andaram a retirar fotos e faixas a favor de presos bascos de vários locais. Mas não é caso único, pois também em Leioa e Algorta foram retiradas diversas faixas solidárias com os presos bascos.
Fonte: Berria