sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Protesto na Aste Nagusia: As comparsas de Bilbo respondem a Azkuna e ao seu modelo festivo

Face ao modelo festivo institucional, «espanholizador» e repressivo, da CM de Bilbo, à frente da qual estão, há muitos anos, o PNV e Azkuna, as comparsas de Bilbo, verdadeira alma da festa, defendem um modelo festivo popular, participativo e euskaldun.

A Câmara Municipal de Bilbau sancionou duas comparsas, a Txori Barrote e a Kaskagorri, e estas não podem montar as txosnas a que têm direito. Na verdade, hoje mesmo a Audiência Nacional espanhola decretou a proibição dos actos programados pela Kaskagorri com a velha cantilena de que enaltecem o terrorismo. Já as acções terroristas do grupo de criminosos da OTAN podem ser louvadas de forma grátis por quem quer que seja e, quanto a isso, felizes da vida!

Bem, as comparsas decidiram que, em solidariedade com a Kaskagorri e a Txori Barrote, não iam abrir as txosnas de cada qual, para assim mostrar o que seriam as jaiak [festas] de Bilbo sem elas, como Azkuna, o PNV e a dupla PP-PSOE tanto gostariam. O que aconteceu foi que, no dia 24, o recinto de festas do Arenal esteve absolutamente deserto todo o dia, e o resto de Bilbo com um ambiente pobre ou piroso.

As comparsas são a alma das jaiak de Bilbo, e com este protesto, que levaram a cabo pelo segundo ano consecutivo, deixaram bem claro que, se Bilbo é conhecida pelas suas festas, isso se fica a dever em grande medida ao trabalho das comparsas.

A coordenadora das comparsas tinha dito que o protesto não iria assumir o carácter de uma manifestação e que seria um desfile do «orgulho comparseril». Ao dar a conhecer as actividades para este dia de protesto, afirmaram que «todos juntos vamos fazer andar um autocarro».

Dito e feito: a Bilboko Konpartsak conseguiu fazer andar um autocarro de dois andares, parodiando a atitude da CM Bilbo e a aludindo à possibilidade de romper com a sua teimosia.

Entretanto, Azkuna, o autarca, via os touros na praça e, por certo, já a pensar na Vuelta...

Ver também: «A Bilboko Konpartsak consegue atingir os seus objectivos na defesa de uma Aste Nagusia popular» (SareAntifaxista)

Fotos: 2011ko Planto Eguna Bilboko Aste Nagusian (Berria)