quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Txelui Moreno: «A ETA está em cessar-fogo mas o Governo espanhol não o quer verificar»

Em declarações à Onda Vasca, Moreno comentou os pedidos que são feitos à esquerda abertzale no sentido de exigir à ETA que abandone as armas, referindo que «é ao Governo espanhol que é preciso exigir que verifique se a ETA está em cessar-fogo, não à ETA, que já o disse publicamente».

Moreno lembrou que empresários bascos disseram que o chamado imposto revolucionário «já não se paga; já existem elementos concretos e claros sobre o comportamento da ETA; o que é necessário fazer é dizer ao Governo que tem de o verificar, pois não o está a fazer e ninguém lho exige. Não sei porque fazem essa exigência à esquerda abertzale, sobre algo que todo a gente sabe que está em vigor».
VER: kaosenlared.net

Ríos confirma que Madrid continua relutante em verificar e pede-lhe que aja antes de 20 de Novembro
Paul Ríos, coordenador da plataforma Lokarri e conhecedor muito directo dos trabalhos do Grupo Internacional de Contacto (GIC), confirmou ontem, numa entrevista concedida à Onda Vasca, e recolhida pela Europa Press, que o Governo espanhol continua a recusar-se a participar na verificação do cessar-fogo geral, permanente e verificável declarado pela ETA há oito meses. Acrescentou que o Executivo do PSOE tem «responsabilidade» na matéria e que espera que a assuma antes das eleições de 20 de Novembro. Ríos reclamou também a Madrid e Paris que acabem com a dispersão penitenciária.
VER: Gara