domingo, 21 de agosto de 2011

Aste Nagusia: Bilbo sucede a Donostia numa explosão de festa

Enquanto Donostia gasta as últimas horas da sua Aste Nagusia, a Marijaia trouxe a festa para Bilbo num txupinazo marcado pela multidão, o calor e um poético pregão em euskara cantado pelo escritor Kirmen Uribe.

Pouco antes das 7 da tarde e sob uma temperatura de 38 ºC, apareceram na varanda do Teatro Arriaga o pregoeiro e a txupinera da edição deste ano da Aste Nagusia bilbaína, o escritor Kirmen Uribe e Patricia Lezama, membro da comparsa Mekagüen, que foram ovacionados pelos milhares de pessoas que enchiam por completo a Praça do Arriaga, a ponte e o Arenal.

Em tom poético e dedicado aos poetas bilbaínos Gabriel Aresti e Blas de Otero, Uribe cantou o seu pregão em bertsos e ao som de «Egun da Santimamiña», com referências à festa, à paz, ao gaztetxe Kukutza e ao euskara.

Na praça, a multidão cantava as estrofes, naquele que se revelou o primeiro pregão participativo. Uribe acabou a sua saudação com vivas a Bilbo, à Marijaia, à Aste Nagusia e a Euskal Herria.

Depois disto, a txupinera Patricia Lezama disparou o foguete e apareceu na varanda a aguardada figura de Marijaia, que foi recebida com uma explosão de alegria.

Entre a multidão que celebrava o início dos nove dias de festa, puderam-se ver faixas a favor do repatriamento dos presos políticos bascos e do gaztetxe Kukutza.

Apenas meia hora depois do txupinazo, uma pequena chuva aliviou os foliões, que suportavam as altas temperaturas da capital biscainha.
Fonte: Gara

Ver também: «Iritsi da Marijaia!» (Berria)

Foto de cima: Deia / Foto de baixo: Argazki Press
Kalejira dos Piratak no último dia da Aste Nagusia de Donostia, uma das mais animadas e participadas dos últimos anos. (Gara)