quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Esquerda abertzale, EA e Alternatiba pedem a Aralar e PNV que não tomem uma decisão antes de se reunirem com eles

Esquerda abertzale, EA e Alternatiba reafirmaram em Iruñea a sua vontade de alcançar um acordo com o PNV e o Aralar com vista às eleições estatais de 20 de Novembro.

Txelui Moreno e Maiorga Ramírez tornaram público um comunicado em que pedem às outras forças políticas a «pensarem como povo» e no qual afirmam que, no caso de alcançar uma aliança, os abertzales podem tornar-se a primeira força política também em Nafarroa.

Na apresentação da proposta nacional em Iruñea, as três forças abertzales reafirmaram que os seus interlocutores directos são o PNV e o Aralar. Consideram positiva a vontade expressa por Aralar e PNV de se reunirem com eles e pediram-lhes que não tomem qualquer decisão até que estes encontros (ainda não marcados) se concretizem.

Em relação à reacção do PNV - que disse estar disposto a chegar a acordos a posteriori -, os membros destes partidos disseram que, se o acordo é possível, então pode fazer-se já.

A esquerda abertzale, o EA e a Alternatiba desafiaram o Aralar a chegar a um acordo «para lá das siglas partidárias», em resposta ao argumento avançado de que a NaBai obteve um resultado melhor que o do Bildu nas eleições autonómicas.

Por outro lado, defenderam a ideia de que o envolvimento do maior número possível de navarros não só é importante como também «necessário».
Fonte: Gara

Vídeo: conferência de imprensa de esquerda abertzale, EA e Alternatiba em Iruñea