sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Em Iruñea, a Etxerat aponta o dedo à política de dispersão e às suas consequências

«Acidentes de viação, a roleta russa de cada fim-de-semana para as famílias dos presos»
A Etxerat deu ontem uma conferência de imprensa em Iruñea, na qual abordou os dois últimos acidentes provocados pela dispersão, em que se viram envolvidos familiares de Rosa Iriarte e Zigor Ruiz, presos políticos bascos naturais de Nafarroa.


Mari Jose, mãe de Zigor Ruiz, relatou o grave acidente que sofreu no sábado passado quando ia visitar o filho à prisão de Herrera de la Mancha, acompanhada pela sua filha, Bakartxo, porta-voz do grupo parlamentar do Bildu em Nafarroa, e pela companheira de Zigor Ruiz.

Fonte: ateakireki.com

Testemunho de Rakel, irmã de Rosa Iriarte, aqui. (Em euskara)

Ver também: «Nós podemos contar o que se passou, outros ficaram na estrada», de Alberto PRADILLA (Gara)
Familiares e amigos dos presos políticos bascos Zigor Ruiz, Rosa Iriarte e Aiala Zaldibar - entre os quais se encontrava a porta-voz do Bildu no Parlamento de Nafarroa, Bakartxo Ruiz -, sofreram dois novos acidentes quando iam fazer a suas respectivas visitas às prisões de Herrera e de Soto del Real. A Etxerat afirmou ontem que «a política penitenciária vigente não tem cabimento no novo tempo político iniciado em Euskal Herria».

Entretanto, ontem, moradores e moradoras do bairro de Errotxapea (Iruñea) concentraram-se para denunciar o acidente de viação sofrido por três habitantes do bairro no sábado passado, quando iam visitar o preso político Zigor Ruiz, encarcerado em Herrera de la Mancha. Na faixa lê-se: «Não à dispersão! Em 22 anos, 400 acidentes». (ateakireki.com)