segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A Jaiki Hadi chama a atenção para a grave situação de mais quatro presos doentes

A associação Jaiki Hadi deu a conhecer a situação de saúde de outros quatro presos políticos, pois o objectivo da associação é dar informações sobre a gravidade das situações que estes enfrentam. De acordo com a associação, os quatro presos não recebem uma assistência médica digna. Aos presos políticos bascos Ibon Fernandez Iradi, Mikel Izpura, Unai Parot e Aitor Fresnedo esse direito foi-lhes vedado. Mas estes casos não são os únicos.

A crueldade da política prisional a que os presos políticos bascos são submetidos foi denunciada uma e outra vez. A dispersão, o isolamento, as pressões e as dificuldades para comunicar com os familiares e os amigos são medidas repressivas aplicadas aos presos políticos bascos tanto no Estado francês como no espanhol.

A associação critica as prisões por recorrerem frequentemente ao pretexto da segurança para justificar essas medidas, e aponta também o dedo ao facto de os hospitais ficarem fora das prisões. E é preciso ter ainda em conta que os presos que não recebem cuidados dignos correm o risco de ver deteriorada a sua condição clínica.
VER: Gara

Dez presos políticos bascos sofrem de doenças graves
No passado dia 27 de Julho, o Gara publicou uma reportagem em que se ressaltava a situação dos dez presos políticos bascos que, como verificou a Jaiki Hadi, se encontram gravemente doentes. Trata-se de Ibon Iparragirre Burgoa, Jose Ramon Foruria Zubialdea, Jesus Mari Martin Hernando, Milagros Ioldi Mujika, Gotzone Lopez de Luzuriaga, Inmaculada Berriozabal Bernas, Jose Angel Biguri Camino, Iñaki Etxeberria Martin, Jesus Mari Mendinueta Flores e Josetxo Arizkuren Ruiz. Como o resto do colectivo, sofre as consequências directas da política penitenciária traçada pelos estados francês e espanhol. No seu caso, se lhes fosse aplicada a legislação espanhola, já deviam ter saído da prisão.
VER: Gara

O PP diz que vai pedir a inabilitação de uma vereadora do Bildu em Elorrio
O edil do PP em Elorrio, Carlos García, fez saber que irá pôr disposição da Procuradoria uma acta municipal com o propósito de ver aplicada a «incompatibilidade» à porta-voz do Bildu, que, nesse caso, seria «despojada» do cargo de vereadora. García critica Idoia Buruaga por esta se ter queixado numa comissão de que a Ertzaintza andava a retirar das ruas cartazes a favor dos direitos dos presos políticos. Ora, o vereador do PP concedeu a Autarquia de Elorrio (Bizkaia) ao PNV - o Bildu foi a lista mais votada - precisamente depois de exigir que fossem suprimidas as ajudas aos familiares dos presos.
Fonte: Gara