sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Kaskagorri suspendeu os actos festivos proibidos pela AN espanhola

O tribunal espanhol proibiu ontem de manhã a realização de três actos convocados pela comparsa Kaskagorri para ontem e hoje, no âmbito da Aste Nagusia, por entender que constituem «enaltecimento do terrorismo». Tratava-se de um brinde e de dois almoços com perseguidos políticos e familiares de presos políticos.

Ontem às três da tarde, hora prevista para o início de um dos almoços, representantes da Bilboko Konpartsak, entre os quais o seu porta-voz, Garikoitz Goikoetxea, disseram que os actos da Kaskagorri proibidos pela AN espanhola não se iriam realizar.

Segundo afirmaram, depois de ter recebido a ordem da AN espanhola, a Kaskagorri vai comunicar ao tribunal especial de Madrid, por escrito e através do Departamento do Interior de Lakua, que não vai levar a cabo esses actos e que não vão «infringir a lei».

Os representantes da Bilboko Konpartsak disseram que esses actos «não existem enquanto tal» e que o que vai ter lugar são os almoços habituais das comparsas, nas quais «não existe enaltecimento de nada».

Por último, a Bilboko Konparsak transmitiu o seu desejo de que as festas decorram com normalidade.
Fonte: Gara

Ver também: «Auzitegi Nazionalak Kaskagorri konpartsaren bi ekitaldi debekatu ditu» (Berria)