quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Eleak convoca uma manifestação nacional para 13 de Agosto em Donostia

Com o lema «Euskal Herria Libre eta Legala. Eskubide guztiak guztientzat» [País Basco Livre e Legal. Todos os direitos para todos], a manifestação terá como objectivo condicionar a ofensiva lançada pela Audiência Nacional através dos últimos julgamentos políticos, além de reclamar a legalização do Sortu.

Segundo informou o movimento Eleak, ontem, num breve comunicado, «não se trata apenas de denunciar e de fazer o balanço dos últimos julgamentos políticos realizados na Audiência Nacional (o "caso Bateragune", o julgamento dos jovens de Oarsoaldea) e de pedir a absolvição das pessoas envolvidas», pois também pretendem «condicionar a ofensiva lançada por essa mesma instância judicial» e reclamar ao Tribunal Constitucional a legalização do Sortu.

Querem que na mobilização seja evidente «o apoio cada vez maior ao recurso a vias exclusivamente políticas e democráticas», e que é «preciso» que «todas as partes envolvidas (especialmente o Governo espanhol) dêem passos nessa direcção».
Fonte: boltxe.info

Já hoje, numa conferência de imprensa que decorreu em Donostia, o movimento Eleak deu mais detalhes sobre a convocatória, tendo feito um apelo à mobilização.
Sobre a manifestação de dia 13, em Donostia, pretendem que seja o «prelúdio» de «um novo tempo político em que os direitos civis se vejam materializados com a legalização do Sortu, o fim da repressão e a mudança da política penitenciária».
Ver: Gara