domingo, 21 de agosto de 2011

A esquerda abertzale pede ao PNV que «não feche a porta à história»

Duas semanas depois da proposta de aliança com vista às eleições de 20 de Novembro feita por esquerda abertzale, EA e Alternatiba a PNV e Aralar, os dirigentes da força jelkide continuam a rejeitá-la, apresentando diversos argumentos tal. No entanto, a esquerda abertzale não desiste, e ontem emitiu uma nota em que se dirige novamente ao PNV para afirmar que já se perderam demasiadas oportunidades e realçar a importância da união de forças no actual contexto.

«Vivemos um momento político que faz das próximas eleições uma oportunidade única para aprofundar a nova fase política aberta em Euskal Herria e, consequentemente, para aumentar a adesão social e fomentar o debate político, de modo a tornar irreversível tanto o avanço no processo de paz e de soluções democráticas como a aposta numa mudança política e social assente em posições soberanistas e progressistas», dizem os independentistas aos jelkides.
Notícia completa: Gara

Nota da esquerda abertzale: «Llamamos al PNV a no desaprovechar esta nueva oportunidad histórica» (ezkerabertzalea.info)

Em Ipar Euskal Herria, a Autonomia Eraiki defende um movimento unitário
«Estamos num ponto de viragem da nossa história e não devemos perder esta oportunidade», afirma a plataforma Autonomia Eraiki num comunicado. O grupo de reflexão abertzale de esquerda defende a criação ou o reforço de uma coligação que ganhe contornos de movimento político para lá das eleições.

Deveria reagrupar o totalidade dos elementos que compõem a esquerda abertzale e poderia ser a Euskal Herria Bai, de acordo com a plataforma. Este novo movimento iria permitir o «estabelecimento de uma relação de forças política consequente com o Estado francês», mantendo as reivindicações prioritárias: o reconhecimento institucional do País Basco Norte, a oficialização do euskara, o fim da especulação da terra, o fim «da colonização da população» e a obtenção de uma amnistia.

A Autonomia Eraiki considera que o novo contexto político que prevalece no conjunto do País Basco favorece esta união. / G.T.
Fonte: Lejpb