quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fermin Muguruza anuncia que vai festejar os 50 anos com uma 'tournée' mundial

Fermin Muguruza nasceu em Irun (Gipuzkoa) em 1963, e tinha apenas 20 anos quando criou os Kortatu, um grupo que revolucionou o rock radical basco. Depois, com os Negu Gorriak, chegariam ares renovadores que, em 1999, dariam lugar a uma frutuosa carreira a solo.

Com o documentário Checkpoint Rock. Kantuak Palestinatik começou a trilhar um caminho, o do mundo audiovisual, ao qual não estava associado até então.

Na sequência desse documentário, começou a trabalhar com a televisão do Qatar Al-Jazeera e, fruto dessa colaboração, surgiram diversos projectos interessantes relacionados com a música e o mundo árabe.

Apesar do êxito que este novo trajecto lhe trouxe, quem conheceu Fermin ao ritmo de «Nicaragua Sandinista» ou «Sarri Sarri», apenas terá uma questão em mente: quando é que voltarão a ver o irundarra em palco.

Numa entrevista publicada na Gaur8, Muguruza respondeu precisamente a essa pergunta, adiantando que pretende voltar aos palcos em 2013, ano em que cumpre 50 primaveras, fazendo uma tournée mundial.
Notícia completa: kaosenlared.net

Kortatu - «Nicaragua Sandinista»
Ao vivo no pavilhão Anaitasuna, em Iruñea.