sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Diversos partidos e sindicatos pediram que se acabe «com as pressões, insultos, acusações e todos os ataques» dirigidos à Etxerat

Estiveram presentes na conferência de imprensa os partidos esquerda abertzale, EA, Alternatiba, Aralar e Abertzaleen Batasuna e os sindicatos LAB, EHNE e STEE-EILAS.

Diversos agentes sociais pediram que se ponha fim «às pressões, insultos, falsas acusações e ataques» dirigidos à Etxerat.

Representantes de Esquerda abertzale, EA, Alternatiba, Aralar, Abertzaleen Batasuna, LAB, EHNE e STEE-EILAS deram hoje uma conferência de imprensa em Donostia, na qual, para além de expressarem o seu «apoio e solidariedade» à Etxerat face aos «ataque e pressões» de que a associação tem sido alvo nas últimas semanas, também manifestaram o seu «repúdio absoluto» pelo roubo ocorrido na sede da Etxerat em Gasteiz.

Os representantes dos sindicatos e dos partidos destacaram que esse tipo «ocorrências graves e práticas antigas» não têm lugar no «novo tempo aberto» em Euskal Herria.

Advertiram que os membros da Etxerat têm «todo o direito a denunciar a situação dos seus familiares e amigos»; «todas as pessoas que fazem parte da associação Etxerat têm os seus direitos civis e políticos. Por conseguinte, não aceitamos que a Etxerat e as pessoas que a constituem sejam alvo de qualquer insulto, acosso ou ameaça», acrescentaram.

Assim, defenderam que «é preciso passar dos actuais termos da política penitenciária - repressão, utilização e confrontação - para chaves que permitam alcançar uma resolução do conflito», tendo dito que é preciso dar esse passo «de imediato».
Fonte: Berria

«O sindicato ELA também deu o seu apoio à Etxerat» (Berria)