terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fecham o gaztetxe de Plentzia sem aviso prévio

Os tempos não andam de feição para os gaztetxes, numa altura em que os fechamentos e as ameaças de encerramento - como a que paira sobre o Kukutza, em Bilbo - se sucedem. Ontem, sem aviso e sem darem tempo para poder retirar todos os pertences do seu interior, vários agentes da Polícia Municipal e da Ertzaintza despejaram o gaztetxe Ermitatze, em Plentzia (Bizkaia). Depois, entaiparam portas e janelas.

Vários jovens que passavam pelo local deram o alerta, ao aperceberem-se da intenção dos agentes. De acordo com uma testemunha, os jovens pediram aos agentes que os deixassem esvaziar o edifício para não perderem os seus pertences, mas apenas lhes foram concedidos vinte minutos. Em declarações ao Gara, essa pessoa mostrou-se convencida de que só conseguiram «salvar» o mobiliário graças a dois moradores que ali passaram por acaso.

Acampamento
Para protestar contra esta operação, mais de duzentas pessoas participaram numa manifestação que, às 19h30, partiu da Piruli plaza e percorreu as ruas da localidade biscainha. Nela, os jovens reclamaram «Herri bat, gaztetxe bat!» [uma terra, um gaztetxe] e «Okupazioa ez da delitua!» [a ocupação não é um crime] e, depois de concluído o percurso, decidiram acampar durante dois dias em frente à Câmara.

Quando o fechamento era iminente, os jovens do Ermitatze puseram-se em contacto com a Câmara Municipal, onde a autarca, Isabel Zarauza (PNV), lhes disse que desconhecia a existência de uma ordem judicial. Posteriormente, confirmaram que a Polícia local estava de sobreaviso desde sexta-feira.

As manifestações de apoio aos jovens do gaztetxe foram-se sucedendo ao longo do dia e muitos moradores lamentaram o seu fechamento. Ocupada desde Janeiro, a casa tinha sido reabilitada e tinha a sua própria horta.

Na quinta-feira, comemora-se o Gazte Eguna [Dia da Juventude] na localidade vizinha de Gorliz e estava previsto que as bandas que ali vão actuar nesse dia ficassem alojadas no Ermitatze; agora terão de encontrar outra solução.

Paralelamente, está a decorrer a volta a Euskal Herria em bicicleta a favor dos gaztetxes, que visa melhorar, entre outras coisas, a comunicação entre estes espaços e estabelecer vias de trabalho comuns.
Fonte: Gara e Koska Irratia