terça-feira, 30 de agosto de 2011

Duas jornadas importantes de reivindicação pelos presos bascos em Buenos Aires


Este domingo, 28 de Agosto, decorreu em Buenos Aires uma iniciativa, promovida pelo governo da cidade, com vista a dar a conhecer a cultura e a gastronomia bascas e que contou com a participação de diversos centros bascos. [ver mais detalhes em kaosenlared.net].

Os Euskal Herriaren Lagunak / Amigas e Amigos do Povo Basco, secção argentina, não quiseram deixar de estar presentes na festa e, numa mesa informativa em que se viam a ikurriña e a bandeirola que reclama «o regresso dos presos a Euskal Herria e em liberdade», venderam T-shirts da organização Askapena, pins e vídeos em que se fala da luta de Euskal Herria, e recolheram centenas de assinaturas.

Entretanto, companheiros dos EHL, activistas bascos da Askapena e um membro da Etxerat explicavam por megafone as razões pelas quais, para além de festejar, comer e brindar, o importante é não esquecer que em Euskal Herria há mais de 700 homens e mulheres que deram tudo por esse povo e que continuam encarcerados, alguns deles totalmente isolados e outros doentes.

O grande número de pessoas que acorreu à festa acolheu com grande simpatia a iniciativa dos EHL, tendo-se aproximado da mesa para assinar, cumprimentar e mandar uma mensagem de «ânimo» aos presos e às presas.

Por outro lado, como acontece na última sexta-feira de cada mês e coincidindo com as jornadas pelos presos e presas que decorrem em Euskal Herria, na sexta-feira passada (26 de Agosto), membros dos EHL (desta vez das organizações Brazo Libertario, Asambleas del Pueblo e Fogoneros), voltaram a recolher assinaturas no centro de Buenos Aires (Florida e Diagonal Norte). Ali, companheiros das Brigadas da Askapena dirigiram-se aos transeuntes para dar a conhecer a situação dos presos e das presas, no meio de grande adesão popular.
Fonte: kaosenlared.net

Ver também:
«A evocação do Massacre do Filtro em Montevideu e Bilbo» [inclui diversos textos e vídeos] (askapena.org)