sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Amaiur: «Queremos o nível de soberania de Espanha e França, nem mais nem menos»

O candidato ao Congresso Iñaki Antigüedad reivindicou na terça-feira em Bilbo, junto aos vestígios do que foram os estaleiros Euskalduna, hoje transformados em reclamo turístico, um quadro próprio de relações laborais e de protecção social para Euskal Herria. O cabeça-de-lista pela Bizkaia esteve acompanhado por uma centena de sindicalistas que apoiam o projecto da coligação Amaiur, que o catedrático disse ser «a voz dos trabalhadores e das trabalhadoras».

Antigüedad reclamou «o mesmo nível de soberania que Espanha e França têm, nem mais nem menos» para desenvolver políticas para fazer frente à actual crise. «Estamos numa Europa de que não gostamos, mas queremos os mesmos instrumentos porque teremos melhores possibilidades de criar saídas dignas para a crise socioeconómica», defendeu.

Afirmou que em Euskal Herria existem dois projectos políticos opostos mas que devem poder ser defendidos e concretizados. Por um lado, aquele que a Amaiur representa e que reivindica «um âmbito basco de decisão para conseguir um quadro de competências total», e, por outro, o que defendem aqueles que se refugiam na Constituição espanhola e exibem a força coercitiva do Exército para defender a indissolubilidade do Estado espanhol, algo que Antigüedad considerou «antidemocrático». / Notícia completa: Gara

Kapitalismoa!? Ez! Eraiki zubia aldaketa sozialari
Bozkatu Amaiur.