domingo, 27 de novembro de 2011

Em Egia, fizeram um apelo à construção de um «muro popular» contra a repressão e os julgamentos políticos

O frontão de Egia (Donostia) foi pequeno para as centenas de pessoas que ontem se juntaram para dizer que querem Oihana Agirre no bairro, ao seu lado.
A concentração foi convocada pelo movimento Eleak para protestar contra a recente decisão do Supremo Tribunal espanhol, que confirmou a condenação de Agirre a oito anos de prisão. A membro do Movimento pró-Amnistia já passou um ano na prisão e agora, depois da confirmação do Supremo, pode ser presa «a qualquer momento», alertaram.
Joxean Agirre e Oihana Mujika falaram em nome do movimento Eleak e, para além de expressarem o seu apoio aos moradores de Egia, fizeram o balanço da repressão que se verificou em Gipuzkoa nos últimos anos. Entre outros dados, chamaram a atenção para o facto de neste herrialde haver 111 pessoas à espera de sentença.
Face a este cenário, o colectivo que defende os direitos civis pediu aos cidadãos que respondam «como povo», que construam um «muro popular», em cada bairro, em cada terra.
Entre outras iniciativas, referiram o cordão humano que vai ter lugar no Tribunal de Donostia no próximo dia 3 de Dezembro, às 17h00, pedindo às pessoas que compareçam. / Fonte: Gara