domingo, 27 de novembro de 2011

Sobre os presos e refugiados políticos bascos. Borrokalariak askatu!

Jabi Lazkano
O preso político Jabi Lazkano foi posto em liberdade na sexta-feira, depois de ter passado os últimos 18 anos na prisão. Uma pessoa próxima confirmou ao Gara que Lazkano saiu por volta das 11h30 da prisão de Zuera, em Saragoça, onde era esperado por familiares e amigos mais próximos. Previa-se que chegasse já de noite a Euskal Herria, mais concretamente a Bergara (Gipuzkoa), sua terra natal. Ali, conterrâneos, familiares e amigos iam dar-lhe as boas-vindas.

Juan Karlos Rekarte
Juan Karlos Rekarte, natural de Zizur (Nafarroa), também foi libertado (na quinta-feira), depois de passar um ano na cadeia. À chegada a Euskal Herria, foi recebido por uma grande faixa de boas-vindas. O ongi etorri teve lugar na localidade de Undion.

Arkaitz Bellon e Sebas Lasa em greve de fome
A Etxerat fez saber que os presos políticos bascos Arkaitz Bellon (Elorrio) e Sebas Lasa (Donostia) estão em greve de fome. A associação de familiares dos presos indicou que ambos os presos, juntamente com Unai Parot (Baiona), encarcerados na prisão de Puerto III (Cádis), saíram há pouco da zona de isolamento.
Na segunda-feira passada, um funcionário impediu-os de aceder ao ginásio, dizendo-lhes que estava fechado. Os presos discutiram com o funcionário e, depois disso, foram revistados e novamente castigados com o isolamento. Deram início à greve de fome como forma de protesto contra o que se passou.

Oihana Garmendia e Itziar Moreno na cela de castigo
A Askatasuna fez saber esta sexta-feira que as presas políticas bascas Oihana Garmendia (Santurtzi) e Itziar Moreno (Bilbo), encarceradas na prisão de Dijon (Estado francês), foram punidas com a cela de castigo. Moreno já foi levada para o mittard, e Garmedia será para ali levada assim que terminar o período de isolamento da sua companheira, pois a prisão tem uma só cela de castigo.
Ambas as reclusas solicitaram uma reunião à direcção da prisão, à qual queriam comunicar que as viagens entre Euskal Herria e Dijon - 980 km - são demasiados longas e onerosas para visitas de 45 minutos. Por isso, queriam propor que as visitas nos parlatórios fossem duplas. A direcção recusou a reunião e ambas protestaram, sendo então punidas por isso. (ver também: Baiona Askatu)

Ongi etorri a Ibon Meñika
400 pessoas participaram esta sexta-feira no ongi etorri a Ibon Meñika, em Zamudio (Bizkaia). / Fonte: Gara

Em Zarautz, concentração pela libertação de Txuri
Joxe Mari Perez Txuri encontra-se há 24 anos na prisão e viu a sua condenação ser prolongada em nove anos através da doutrina Parot. Para denunciar esta situação, foram organizadas diversas iniciativas ao longo desta semana. Na sexta-feira, por exemplo, houve uma concentração à porta da Câmara Municipal da localidade costeira guipuscoana. Para ontem, estava convocada uma manifestação para as 19h00 e um acto na Musika Plaza. Fonte: Zarauzko Hitza / Fotos da manifestação e do acto na Praça da Música (Zarautz Bidean)

Contra a tortura, em Leioa
Erika Bilbao foi detida pela Guarda Civil no dia 14 de Setembro de 2010. Depois de passar cinco dias incomunicável, Erika afirmou na presença de um juiz da AN espanhola que tinha sido torturada e submetida a maus tratos. Nessa altura, houve diversas mobilizações em Leioa (Bizkaia). Agora, segundo divulgou a esquerda abertzale local, querem multar um cidadão em 3000 euros por ter denunciado essas torturas. Com o propósito de repudiar tudo isto e de conseguir juntar dinheiro para pagar a multa, as bandas Vendetta e Itziarren Semeak deram um concerto no dia 18 deste mês no Udondo gaztetxea, em Leioa. Para esta quinta-feira foi convocada uma manifestação contra a tortura em Leioa. Na foto, uma das mobilizações que se seguiram à detenção de Erika Bilbao, em Leioa. / Notícia completa: Koska Irratia