quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O movimento de esquerda e abertzale do País Basco Norte pede ao Governo francês que responda de forma positiva à Declaração de Aiete

Abertzaleen Batasuna, Eusko Alkartasuna, Batasuna e Autonomia Eraiki deram uma conferência de imprensa conjunta, ontem, em Baiona. Filipe Bidarte, ex-preso do IK, e Xabier Ezkerra, membro do colectivo de refugiados tomaram a palavra. Pediram que sejam tomadas medidas urgentes para acabar com a repressão.

Aieteko Adierazpena Ipar Euskal Herrian: Abertzaleen irakurketa

Abertzaleen Batasuna, Eusko Alkartasuna, Batasuna e Autonomia Eraiki Aieteko pediram ontem ao Governo francês que responda de forma positiva à Declaração de Aiete. Filipe Bidarte, ex-preso do IK, e Xabier Ezkerra, do colectivo de refugiados, leram o texto, em euskara e francês. Bidarte fê-lo por videoconferência, por causa de uma ordem de afastamento.

Com eles, estavam representantes de três partidos: Peio Etxeberri-Aintzart (AB), Xabi Larralde (Batasuna) e Mattin Etxepare (Eusko Alkartasuna). Também estiveram presentes dois participantes na Conferência Internacional de Donostia: Anita Lopepe e Jakes Bortairu.

Bidarte e Ezkerra enumeraram as mudanças que a Declaração de Aiete traz a Ipar Euskal Herria, e analisaram-nas no seu escrito: «Paris tem de responder positivamente à Declaração de Aiete, tem de responder positivamente à nova situação criada em Euskal Herria, envolvendo-se completamente no processo de resolução».

Pediram medidas urgentes para acabar com a repressão: «Não podemos aceitar que um único militante basco seja detido, encarcerado ou ameaçado pela aplicação de um mandado europeu». Abertzaleen Batasuna, Eusko Alkartasuna, Batasuna e Autonomia Eraiki também pediram que os presos bascos sejam repatriados.

Para além disso, afirmaram que a solução tem de ser «integral», pedem a Paris que «respeite a palavra e a decisão dos cidadãos bascos» e exigem que Paris respeite «todos os tratados e protocolos internacionais respeitantes aos direitos das identidades nacionais». / Fonte: Berria

Ver também: «Ipar Euskal Herriko ezkerreko mugimendu abertzaleak Aieteko adierazpenari baikorki erantzuteko galdetu dio frantziar estatuari» (kazeta.info)

«Passer des déclarations aux actes», de Béatrice MOLLE (Lejpb)