quinta-feira, 10 de novembro de 2011

SOS: Txus Martin kalera!

Nos últimos dias, tem havido muitas mobilizações a defender a libertação de Txus Martin, especialmente em Basauri (Bizkaia), a sua terra natal. Temos de resolver agora a questão dos presos doentes, sobretudo se tivermos em conta que a situação daqueles que têm doenças graves é verdadeiramente extrema.

Txus Martin foi transferido para a prisão de Basauri no dia 4 de Novembro, mas, tal como a sua família disse, o facto de se encontrar na prisão de Basauri (e não na de Sevilha) não é suficiente para resolver a sua situação, tendo exigido a libertação de Txus.

Txus Martin foi julgado no dia 20 de Outubro na AN espanhola, tendo o MP pedido 52 anos de prisão para o preso e os advogados, a sua absolvição. Agora, aguarda pela sentença.

De acordo com o relatório publicado pela plataforma Jaiki Hadi, a permanência de Txus Martin na prisão constitui um grande risco; e, se a qualidade de vida é sempre afectada pelo facto de se estar na prisão, no caso de Txus isso representa um risco de vida.
Fonte: etengabe

Semana da Solidariedade em Erromo, de 21 a 27 de Novembro
Os amigos dos presos de Erromo (Getxo, Bizkaia) organizaram uma Elkartasun Astea repleta de actividades, que têm por objectivo expressar solidariedade aos presos políticos bascos. Se ao longo dessa semana (entre 21 e 27 do corrente) é possível participar em diversas iniciativas programadas, o dia principal será o Elkartasun Eguna (sábado, 26 de Novembro). A jornada inicia-se com um trikipoteo e termina com um acto e diversos concertos. (Ver programa em topatu.info)
Resumo:
asteartea, 22: «La dispersión contra la disidencia vasca»
osteguna, 24: «Day of the imprisoned writer»
ostirala, 25: «Egin dezagun bidea. Preso eta iheslariak, etxera!»
larunbata, 26: Elkartasun Eguna 2011
Fonte: topatu.info / Ez gaude denok!

Uma equipa de futebol argentina manifesta a sua solidariedade com os presos políticos bascos
A equipa de futebol do Clube Atlético Douglas Haig, da cidade de Pergamino (a 120 km de Rosário), exibiu uma faixa «pelos direitos dos pres@s polític@s basc@s» antes do início da última partida que disputou.

Ainda na Argentina, os Euskal Herriaren Lagunak, as Asambleas del Pueblo e a Librería Gebara convidam a assistir ao ciclo de cinema que está a decorrer na Taberna Popular Vasca, a Herriko Taberna de Buenos Aires. Esta sexta-feira, dia 11, às 19h00, vão projectar o documentário El rati horror show, de Enrique Piñeyro. Ao filme, segue-se um debate, comida, bebida e confraternização. Aupa zuek!