sábado, 19 de novembro de 2011

Txus Martín foi transferido para a prisão de Langraitz

O preso político basco encontrava-se na prisão de Basauri e, apesar de ter uma doença grave, foi transferido para a prisão alavesa.
A iniciativa Egin Dezagun Bidea exigiu a libertação imediata de Txus Martín, tendo afirmado que estão a brincar com a «vida» e os «direitos» do prisioneiro, pois impedem-no de receber uma assistência médica em condições. Recorde-se que o preso político basco foi levado para a prisão de Basauri em 4 de Novembro último. A Egin Dezagun Bidea fez ainda um apelo aos cidadãos para que participem na concentração programada para hoje em frente à prisão de Basauri. / Fonte: Gara

A Egin Dezagun Bidea cria uma página de Internet para receber apoios
A Egin Dezagun Bidea criou a página http://kolosalaizangoda.info/, de forma que, quem o desejar, possa expressar o seu apoio à mobilização de 7 de Janeiro em defesa dos direitos dos presos políticos bascos.
Para além de se poder apoiar a manifestação, na página referida também se pode descarregar o manifesto elaborado para a ocasião em dez idiomas diferentes e poderão ainda ser vistos os vídeos e outros materiais preparados para essa «mobilização geral popular».
Até ao momento, a iniciativa recebeu o apoio de cerca de 400 personalidades de diversas áreas, tanto de Euskal Herria como de fora do país. / Fonte: ateakireki.com

Duas concentrações de protesto contra o julgamento de nove navarros, cuja última sessão será na segunda-feira
Na segunda-feira, dia 21, realiza-se a última sessão do julgamento de nove navarros e navarras, para quem o MP pede penas entre 8 e 10 anos de prisão, acusando-os de ser membros da Segi ou do Ekin.
Por esta razão, familiares de pessoas detidas, torturadas e encarceradas pela sua militância política vão levar a cabo um duplo protesto nesse mesmo dia, em Iruñea.
Das 11h00 às 13h30, enquanto estiver a decorrer a última sessão do julgamento, vão concentrar-se em frente à Delegação do Governo para pedir «o fim da repressão e dos julgamentos políticos». E às 20h15 vão reunir-se, como todas as segundas-feiras, em frente à sede do PSOE, «para expressar o seu repúdio pelo que estão a fazer com os seus familiares».
«Esperamos que a sessão desta segunda-feira seja a última, não a deste julgamento, mas a de todos os julgamentos. Por isso, fazemos um apelo às pessoas para que venham para as ruas até que consigamos parar tanto atropelo», referem numa nota de imprensa.
«Queremos os nossos familiares livres, que parem com esta perseguição política e que os libertem a todos e todas já». / Fonte: ateakireki.com