quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pedem o fim da perseguição política em frente ao Consulado francês em Bilbo

Cerca de sessenta pessoas concentraram-se ontem frente ao Consulado francês em Bilbo para pedir o fim da perseguição política no Estado francês e, em concreto, para protestar contra os dois mandados europeus emitidos contra o militante do Movimento pró-Amnistia Josu Esparza.
O porta-voz do Eleak, Joxean Agirre, manifestou o seu apoio ao militante navarro e congratulou-se com a sua decisão de não se apresentar perante o Tribunal de Pau, uma vez que isso teria significado «pôr-se não nas mãos da justiça, mas sim da injustiça».
No final da concentração, familiares de Josu Esparza e membros do Eleak entraram no Consulado para entregar um relatório sobre a violação de direitos civis em Nafarroa.
Tinham solicitado previamente uma reunião com o Cônsul, mas não foram recebidos, pois este não se encontrava no seu gabinete, segundo lhes disseram. / Fonte: ateakireki.com

Ver também: «Eleak-ek Josu Esparzaren aurkako euroagindua salatu du Frantziako kontsuletxean» (Bilbo Branka)

O vídeo do período de detenção de quatro navarros apresenta minutos a negro sem qualquer justificação
Os vídeos em que a Guarda Civil deveria ter registado toda a passagem pela esquadra de quatro dos nove navarros que têm estado a ser julgados na Audiência Nacional espanhola foram apresentados com espaços a negro. Isto significa que, apesar de o relógio continuar a correr, não é possível ver a imagem dos detidos nem saber em que condições se encontram durante estes períodos. A advogada dos detidos, Amaia Izko, afirmou na sessão da passada segunda-feira que estes «buracos negros» coincidem no tempo com os momentos a que os detidos aludem quando afirmaram ter sido submetidos a interrogatórios ilegais e a maus tratos. Ninguém deu nenhuma explicação sobre estes tempos «encobertos» e até o próprio instrutor do processo reconheceu não ter informações de que se tivessem verificado quaisquer anomalias durante a gravação, que foi decretada pelo juiz da Audiência Nacional espanhola Fernando Andreu. / Mais info: Gara

Ion Telleria e Olatz Izagirre devem ser postos em liberdade nas próximas horas
Ion Telleria (Idiazabal, Gipuzkoa) encontra-se na prisão desde Agosto de 2010 e deve sair em liberdade nas próximas horas, depois de pagar uma fiança de 12 000 euros. Está no cárcere de Valdemoro. O ano passado o Tribunal de Pau deu luz verde a um mandado europeu emitido contra ele pela Auzitegi Nazionala, e as autoridades francesas deixaram este locutor da Infozazpi Irratia nas mãos de Madrid. Depois, o juiz Fernando Andreu deu-lhe ordem de prisão.
Olatz Izagirre (Urnieta, Gipuzkoa) também deverá sair da prisão de Brieva nas próximas horas. Izagirre foi extraditada em Junho de 2010, na sequência da aprovação de um mandado europeu emitido contra ela. [Outro? A sério!?]. Izagirre foi detida em Lapurdi pela Polícia francesa no dia 6 de Maio de 2010 juntamente com outros três jovens independentistas. / Fonte: Gara / ADENDA: já foram libertados.

No Berria, onde primeiro lemos a notícia: «Ion Telleria eta Olatz Izagirre gazte independentistak libre utziko dituzte orduotan»